A RELAÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO NO AMBIENTE ESCOLAR COM A FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS

  • Cláudia Peres Barbosa Jorge

Resumo

este trabalho visa a estudar as diversas maneiras por meio das quais as propostas de letramento literário podem contribuir com as práticas escolares, visando desenvolver uma perspectiva crítica, a partir da análise-interpretativa da crônica “Muribeca”, do poema “O Bicho o” e do documentário “Ilha das Flores”, sobretudo no que diz respeito à construção histórica de um grupo social “marginalizado” em uma sociedade em que ainda prevalece um discurso conservador. O tema será pesquisado tomando como referências teóricas os estudos de Cosson (2012) sobre a relação entre o letramento literário escolar e a formação de um leitor crítico. Na escola nota-se uma limitação dos saberes e do trabalho com a literatura, reduzindo seu estudo a períodos literários, ao contexto histórico, às características de estilo e autores principais sem se deter na própria leitura do texto literário. Pretendo, dessa forma, contribuir com um instrumental teórico-metodológico que auxilie os professores de LP na formação de leitores críticos no Ensino Básico.

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Publicado
2018-12-31