LEITURA NA DIREÇÃO TEATRAL: CAMINHOS INTERTEXTUAIS NA CONSTRUÇÃO DA ENCENAÇÃO

  • Marilu Martens Oliveira
  • Sirlene Felisberto Rodrigues

Resumo

Este estudo trata do papel da leitura e da intertextualidade no processo de criação de uma encenação teatral, que motivará o aluno para se tornar leitor do texto literário. O trabalho de direção teatral aqui descrito teve como ponto de partida o conto “Duas Rainhas”, do curitibano Dalton Trevisan (1994), inserido na obra Cemitério de Elefantes. São explorados os elementos intertextuais, as simbologias despertadas pela leitura, as teorias da criação cênica e vocal. Constituem o principal aporte teórico Grotowski (1987), Boal (2005), Laban (2004), além das referências pessoais de atrizes e diretora. A partir da análise dos elementos da criação cênica, foi possível verificar que o texto final, resultante do processo - a representação teatral -, foi calcado em outros textos, surgindo em um processo híbrido de entrecruzamento de referências.

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Publicado
2018-12-31