O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Serão aceitos artigos nos idiomas: português, inglês, espanhol e alemão. É importante ressaltar que os artigos enviados deverão passar pela aprovação dos membros dos conselhos e que a temática deve ser relacionada à antiguidade e/ou ao medievo.

Geral:

As normas para publicação devem estar em consonância com as regras estipuladas pela ABNT: fonte Times New Roman, tamanho 12; espaçamento entre linhas 1,5; margens de 3cm. O artigo deverá conter, entre 18.000 e 36.000 caracteres, incluindo espaços, notas e a bibliografia final.

Resumo:

Todos os artigos devem apresentar um resumo em português e outro em língua estrangeira de 150 a 300 palavras, acrescido de até 5 palavras-chave em ambas as línguas localizadas abaixo dos respectivos resumos. Para artigos publicados em outras línguas que não o português, deverá haver um resumo na língua em que o artigo foi escrito, e outro, em outra língua (preferencialmente português).

Título:

O título do artigo deverá estar em negrito, centralizado, em Times New Roman tamanho 12 em caixa alta. O nome do autor deve vir abaixo, com espaço de uma linha, em tamanho 11, com recuo à direita. Ao lado do nome do autor deve haver uma nota de rodapé que conterá os seus dados: título, instituição de origem, programa de pesquisa, agência financiadora, site e e-mail, e quaisquer outras informações relevantes.

Notas:

As notas de rodapé devem ser escritas em tamanho 10.

As notas de rodapé são reservadas exclusivamente para dados explicativos.

O uso do itálico é reservado estritamente para palavras em língua estrangeira incluídas no texto.

O uso das aspas deve ser direcionado para destacar expressões e citações em corpo de texto com até três linhas.

Citações:

Citações ou traduções no corpo do texto maiores do que 3 linhas deverão intercalar-se alinhados a 3cm da margem esquerda, em tamanho 11 e com espaçamento 1 entre as linhas citadas e 1,5 entre tais porções intercalares e as partes superior e inferior do texto.

As citações no corpo de texto devem seguir o formato: (AUTOR, ano: página).

  • Exemplo: (SILVA, 2009: 259).

Caso o autor utilize abreviações, estas deverão vir indicadas em lista, no início das referências bibliográficas

  • Exemplo: MGH SSrerGer – Monumenta Germaniae Historica Scriptores rerum Germanicarum in usum scholarum separatim editi

Imagens:

As imagens do artigo, quando houver, deverão compor o corpo do texto em formato JPEG contendo as indicações bibliográficas e posse dos direitos autorais. Informações da imagem: Titulo e numeração da imagem (Exemplo: Imagem 1: Museu Histórico Nacional) em negrito e outras informações sobre a mesma, ambos em Times New Roman tamanho 11.

 

As referências bibliográficas devem seguir o formato abaixo:

  • Para livro: SOBRENOME (caixa alta), Prenome do autor (caixa normal). Título do livro (negrito). Edição (se não for a 1ª.). Cidade: Editora, Ano.

Exemplo: DETIENNE, Marcel. Comparar o incomparável. Aparecida: Idéias & Letras, 2004

  • Para capítulo de livro do mesmo autor: SOBRENOME (caixa alta), Prenome do autor (caixa normal). Título do capítulo. In (itálico): ___. (3 traços sublinhados). Título do livro (negrito). Edição (se não for a 1ª.). Cidade: Editora, Ano. p. inicial e final do capítulo.

Exemplo: BURKE, P. Métodos e modelos: comparação. In: ___. História e teoria social. São Paulo: UNESP, 2002. p. 39-46.

  • Para capítulo de coletânea de vários autores: SOBRENOME (caixa alta), Prenome do autor (caixa normal). Título do capítulo. In (itálico): SOBRENOME  (caixa alta), Prenome do organizador / editor (caixa normal). Título do livro (negrito). Edição (se não for a 1a.). Cidade, Editora, Ano. p. inicial e final do capítulo.

Exemplo: LINHARES, M. Y. L. Possibilidades da História Comparada no Brasil. A história agrária como uma experiência de pesquisa. In: CHEVITARESE, A. L. (org.). O campesinato na História. Rio de Janeiro: Relume Dumará – FAPERJ, 2002. p. 141-150.

  • Para artigo de periódico: SOBRENOME (caixa alta), Prenome do autor (caixa normal). Título do artigo. Título do Periódico (negrito), Cidade, v., n. (se tiver), p. inicial e final do artigo, ano.

Exemplo: THEML, N.; BUSTAMANTE, R. M. da C. História Comparada: olhares plurais. Phoînix, Rio de Janeiro, v. 10, p. 9-30, 2004.

  • Hipertextos ou artigos em forma de hipertextos: Referência do Artigo. Disponível em: <link> acessado a Data (dia, mês e ano)

Exemplo: TELO, A.J. Reflexões sobre a Revolução Militar em Curso. Nação e Defesa, nº103, 2002, Lisboa: Europress, Disponível em: < http://www.idn.gov.pt/publicacoes/nacaodefesa/textointegral/NeD103.pdf > acessado a 12 de Novembro de 2013. 

Aviso:

O não cumprimento das normas acima estipuladas implicará na devolução do artigo ao autor, para que este faça os ajustes necessários.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.