A Antiguidade nos Objetos Educacionais Digitais

  • Kauana Candido Romeiro
Palavras-chave: OEDs, Antiguidade, Ensino de História

Resumo

propomos analisar os objetos educacionais digitais (OEDs) relacionados ao mundo antigo. Os OEDs são imagens, recursos audiovisuais- vídeos e documentários. Estão disponibilizados em DVD-ROM e inseridos nos livros didáticos de História, a partir do edital do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2014. Trazemos em destaque três OEDs:  “O Templo de Abu”,  “Deuses do Olimpo”,  “As moradias romanas”. Estes estão presentes na obra “Projeto Araribá” (APOLINÁRIO, 2010). O primeiro apresenta esta construção egípcia, a importância desta e da preservação do patrimônio histórico. O segundo apresenta uma ilustração sobre os deuses gregos. “As Moradias Romanas” apresenta um vídeo com ilustrações de moradias mais simples, e os domi. Utilizamos Pierre Lévy (1999) para refletir sobre esse recurso digital. Funari (2010) para entendermos o destaque para a cultura material. Referenciamo-nos em Lee (2006), Rüsen (2007) e Oliveira (2009) para pensarmos no ensino de história: ter o compromisso com a investigação com a interdisciplinaridade, com fontes históricas, com conhecimento prévio dos alunos, pondo-os em um conflito cognitivo e argumentativo para se aprender história. Encontramos, um material rico sobre a cultura material; traz a mitologia grega (tema querido dos alunos), servindo de reflexão sobre sua representação no imaginário e na mídia atualmente. E, a vida cotidiana romana, questionando nosso olhar para a nossa realidade, nas diferenças entre nossas moradias, relacionando presente e passado.

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Publicado
2018-04-12
Seção
Comunicações