Perspectivas Afroculturais práticas para o cotidiano escolar

práticas para o cotidiano escolar

  • Janaine Fernanda Araújo Pires UEL
  • Kawane Caroline Maciel Lima UEL
Palavras-chave: perspectivas afroculturais, formação do educador, hora do conto

Resumo

O presente trabalho tem como foco apresentar as reflexões a respeito do evento “Infância e perspectivas afroculturais na formação do educador” realizado na Universidade Estadual de Londrina pelo Laboratório de Anos Iniciais-LAI com o apoio do NEAB. O evento teve como objetivo trazer a conscientização e possibilidades para que os docentes trabalhem a cultura Afro-brasileira no cotidiano escolar, oferecendo cursos, momentos de rodas de conversas, feira de livros e contação de história. A metodologia utilizada foi de cunho bibliográfico, com base nas apresentações que ocorreram nos minicursos e das falas que foram elencadas na roda de conversa. Durante o evento foi possível tecer inúmeras reflexões a respeito de como o ensino é configurado, pois fica evidente a necessidade de modificar práticas pedagógicas esvaziadas de conhecimento e introduzir métodos que contribuam positivamente para a formação dos estudantes como, por exemplo, trazer a cultura afro-brasileira por meio da literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-12-03