O OCCA - Encontro de Orientalismos e Colonialismos na Comunicação e no Audiovisual – projeta promover pesquisas decoloniais no âmbito da Comunicação e áreas afins, estimulando novos pensares e a articulação de perspectivas interseccionais de produção de conhecimentos até então socialmente e academicamente inviabilizados.

O evento nasceu a partir das pesquisas desenvolvidas por professores*/as* com inspiração decolonial do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Londrina e se estendeu, a partir da segunda edição, a outros Departamentos. Sua estreia foi feita de forma remota, em plena pandemia, no difícil mês de março de 2021, quando o Brasil chegou a registrar quase 4 mil pessoas mortas por dia em decorrência do vírus.

O OCCA é, também, o evento que inaugura o ano letivo do programa de Mestrado em Comunicação (PósCom) da UEL.

Desde a primeira edição, prezou por convidar pesquisadores e pesquisadoras relevantes para a descentralização dos saberes e produtores de trabalhos e movimentos sociais locais, bem como estimular a criação de Grupos de Trabalho (GT´s) vinculados às demandas do tempo presente. Desta forma, os GT´s podem ser alterados a cada edição justamente para incorporar outras necessidades que se apresentem em um mundo que precisa ser revisitado nas suas diferentes formas de organização.

O OCCA se propõe a ser, de fato, um encontro de pessoas, sentires e pensares.