A escola e a educação de meninas na perspectiva de Mary Dascomb

Autores/as

  • Jamilly Nicácio Nicolete

DOI:

https://doi.org/10.5433/SGPP.2018v5.p1144

Palabras clave:

educação de meninas, Mary Dascomb, mulheres professoras

Resumen

presença de professores e professoras de diferentes nacionalidades no Brasil oitocentista contribuiu para a educação, no sentido de repensar o lugar da mulher da sociedade. Mary Parker Dascomb era missionária, educadora e participou ativamente da vida pública da Igreja Presbiteriana de Curitiba e da Escola Americana de Curitiba, instituições que representava através de sua formação, uma mulher, Mestra em Artes, em 1878. O recontar de sua trajetória, de mulher que permaneceu solteira, imigrante de destaque, pois era norte-americana, nos mostrou um discurso não reivindicante, embora privilegiado. Do ponto de vista da história cultural e dos estudos de gênero, através da análise de cartas que Miss Dascomb trocava com o também educador e diretor do Mackenzie, em São Paulo, Horace Lane, buscamos revelar aspectos de sua vida pública e pessoal, em especial no que diz respeito a educação de meninas é o objetivo desse artigo.

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Publicado

2021-01-17

Número

Sección

Anais do V Simpósio Gênero e Políticas Públicas