Urbanidade e Imagem na Comunicação Corporativa – uma análise semiológica

  • Mara Lúcia Diniz de Assis 4333714328
Palavras-chave: Ambiente urbano, Mito, Significação, Linguagem

Resumo

Este trabalho levanta dados com a finalidade de ampliar a compreensão sobre como a imagem urbana é captada pelas organizações e utilizada como estratégia comercial. Avalia os impactos decorrentes da realização de dois projetos associando urbanidade a imagem nas ações institucionais de empresas da cidade de Londrina-PR: a Praça Pé Vermelho, da Construtora Plaenge, e o Livro de Memórias da Viação Garcia – Aqui tem história – Viação Garcia 60 anos e o museu que a empresa possui em suas dependências.  As ações empresariais são focalizadas como manifestação de linguagem e analisadas com base no conceito de funções da linguagem, de Roman Jakobson, e na noção semiológica de mito – formada na transposição de sistema de primeira ordem para sistema de segunda ordem –, conforme definição de Roland Barthes. Nos casos apresentados, o vínculo com a cidade de Londrina é incorporado a elementos da imagem corporativa. Ocorre, portanto, a transposição de aspectos descritivos do ambiente, para aspectos que carregam uma valiosa identificação.

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Biografia do Autor

Mara Lúcia Diniz de Assis, 4333714328

Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina, graduada em Relações Públicas pela mesma universidade. Atualmente é Relações Públicas da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização – CMTU-LD.

Publicado
2019-02-13
Como Citar
Assis, M. (2019). Urbanidade e Imagem na Comunicação Corporativa – uma análise semiológica. COMCID - Encontro De Pesquisadores De Comunicação E Cidade, 1, 2-17. Recuperado de https://anais.uel.br/portal/index.php/comcid/article/view/502
Seção
Anais