Espaço urbano e sustentabilidade afetiva: uma análise no varejo de rede
Palavras-chave:
Sociedade de consumo, espaço urbano, sustentabilidade afetiva, meio ambiente, fotografiaResumo
Este trabalho propõe uma análise sobre o discurso e a prática no segmento varejista de supermercado, em especial os discursos organizacionais acerca da esfera ambiental. Toma-se como base os conceitos de semiótica e polifonia urbana, amplia-se também a noção de sustentabilidade, com base na teoria da sustentabilidade afetiva. A pesquisa de caráter qualitativo apresenta como objeto de análise um dos supermercados mais importantes da cidade de Londrina-PR-Brasil, o supermercado Super Muffato, no que tange a transformação da paisagem ocorrida devido à derrubada de árvores e a construção de um novo prédio no terreno, levantou-se documentação fotográfica anterior e posterior ao fenômeno a fim de estudar a memória da paisagem urbana. Neste estudo pode-se constatar um reforço da sociedade de consumo por esse varejo, criando narrativas ambientais, justificando discursos organizacionais antagônicos e consequentemente, desfavorecendo as relações afetivas.