A Cultura da cidade e da organização: o capital simbólico, do varejo Casas Pernambucanas

  • Desire Blum Menezes Torres Universidade Estadual de Londrina
  • Vinícius Félix dos Santos Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Cidade, cultura organizacional, capital simbólico, Casas Pernambucanas, varejo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral investigar o varejo como capital simbólico da cidade e os imbrincamentos da cultura da cidade na cultura organizacional de uma rede varejista, especificamente, busca-se averiguar a memória organizacional e da cidade na comunicação organizacional do varejo; analisar as transformações da paisagem urbana por meio do varejo; identificar os vínculos afetivos que a imagem do varejo estabelece com seus públicos. A estrutura teórica é pautada em estudos sobre cultura organizacional, semiótica urbana e capital simbólico. O objeto de análise é o varejo Casas Pernambucanas da região central da cidade de Londrina-PR. Metodologicamente consiste em um estudo qualitativo, com a utilização de técnicas para a coleta de dados, a observação, entrevista em profundidade, questionários e pesquisa documental. Apesar das contribuições deste varejo na imagem da cidade de Londrina-PR, devido a sua atuação comercial desde a primeira década na cidade, detectou-se a necessidade de ações de comunicação sobre este valor com os seus públicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Desire Blum Menezes Torres, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Comunicação e Semiótica na PUC – SP, Mestre em Administração de Empresas Gestão de Negócios – UEL, Especialista em Comunicação Empresarial –UEL, Docente do Departamento de Comunicação da UEL. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Os discursos do varejo na espacialidade urbana – UEL.

Vinícius Félix dos Santos, Universidade Estadual de Londrina

Graduando em Relações Públicas na Universidade Estadual de Londrina – UEL. Colaborador no Projeto de Pesquisa Os discursos do Varejo na Espacialidade Urbana – UEL

Publicado
2019-02-20
Como Citar
Torres, D., & Santos, V. (2019). A Cultura da cidade e da organização: o capital simbólico, do varejo Casas Pernambucanas. COMCID - Encontro De Pesquisadores De Comunicação E Cidade, 1, 186-198. Recuperado de https://anais.uel.br/portal/index.php/comcid/article/view/521
Seção
Anais