A efetivação da política de assistência estudantil da Universidade Federal do Tocantins no câmpus de Miracema

  • Jaquelliny Odete Carneiro de Oliveira Teixeira Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Célia Maria Grandini Albiero Universidade Federal do Tocantins (UFT/TO)
Palavras-chave: Política de Assistência Estudantil, Educação Superior, Permanência, Efetivação, Serviço Social

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a efetivação da Política de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Tocantins para a permanência dos estudantes dos cursos de graduação do Câmpus de Miracema, problematizando de que forma se dá a efetivação desta política. A pesquisa é de característica qualitativa, utilizou-se a pesquisa documental e bibliográfica como técnica de coletas de dados, demostrando que a Política de Assistência Estudantil da UFT, entre os anos de 2016 a 2019, avançou bastante, descentralizando-se e oferecendo aos estudantes de Câmpus menores, igualdade de acesso aos programas estudantis, porém, existem pontos a serem melhorados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaquelliny Odete Carneiro de Oliveira Teixeira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) em 2021. Vinculada ao Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Serviço Social, Formação e Exercício Profissional (GEPESSFEP)

Célia Maria Grandini Albiero, Universidade Federal do Tocantins (UFT/TO)

Graduada em Serviço Social pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru/SP (ITE/SP), 1985; Mestra e Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), 2000 e 2006. Atualmente, é Professora Associada II da Universidade Federal do Tocantins (UFT/TO), Docente desde 2008 e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social 2018-2020. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Serviço Social, Formação e Exercício Profissional (GEPESSFEP) 2008 - 2022. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Serviço Social, Formação e Exercício Profissional (GEPESSFEP) desde 2008

Publicado
2022-12-31