A efetivação da política de assistência estudantil da Universidade Federal do Tocantins no câmpus de Miracema

Autores/as

  • Jaquelliny Odete Carneiro de Oliveira Teixeira Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Célia Maria Grandini Albiero Universidade Federal do Tocantins (UFT/TO)

Palabras clave:

Política de Assistência Estudantil, Educação Superior, Permanência, Efetivação, Serviço Social

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar a efetivação da Política de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Tocantins para a permanência dos estudantes dos cursos de graduação do Câmpus de Miracema, problematizando de que forma se dá a efetivação desta política. A pesquisa é de característica qualitativa, utilizou-se a pesquisa documental e bibliográfica como técnica de coletas de dados, demostrando que a Política de Assistência Estudantil da UFT, entre os anos de 2016 a 2019, avançou bastante, descentralizando-se e oferecendo aos estudantes de Câmpus menores, igualdade de acesso aos programas estudantis, porém, existem pontos a serem melhorados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jaquelliny Odete Carneiro de Oliveira Teixeira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) em 2021. Vinculada ao Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Serviço Social, Formação e Exercício Profissional (GEPESSFEP)

Célia Maria Grandini Albiero, Universidade Federal do Tocantins (UFT/TO)

Graduada em Serviço Social pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru/SP (ITE/SP), 1985; Mestra e Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), 2000 e 2006. Atualmente, é Professora Associada II da Universidade Federal do Tocantins (UFT/TO), Docente desde 2008 e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social 2018-2020. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Serviço Social, Formação e Exercício Profissional (GEPESSFEP) 2008 - 2022. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Serviço Social, Formação e Exercício Profissional (GEPESSFEP) desde 2008

Publicado

2022-12-31