A busca pela democratização da educação e os desafios impostos pelos escolas cívico-militares

  • Ana Beatriz Ribeiro da Silva Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Bárbara Mateuzzo Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Fábio Lanza Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • João Guilherme Aldegueri Marques Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Palavras-chave: escolas cívico-militares, escolas democráticas, Paraná

Resumo

O projeto do governo do Estado do Paraná, de tornar as escolas em cívico-militares, se iniciou em 2020 e até o final de 2024 terão 312 escolas nesse molde. O presente trabalho tem como objetivo estabelecer uma relação entre uma educação democrática e os processos de militarização nas escolas no Paraná, tendo como foco uma crítica a esse processo da militarização, uma vez que é observado uma ausência de ideais democráticos nesses ambientes escolares. A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica.

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Biografia do Autor

Ana Beatriz Ribeiro da Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Bacharelado em Serviço Social na Universidade Estadual de Londrina, bolsista recém formada do
programa Universidade Sem Fronteiras (USF) vinculada ao projeto de extensão Práxis Itinerante

Bárbara Mateuzzo, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Estudante de Ciências Sociais Bacharelado na Universidade Estadual de Londrina, bolsista do
programa Universidade Sem Fronteiras (USF) vinculada ao projeto de extensão Práxis Itinerante

Fábio Lanza, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professor pós doutor, vinculado a Universidade Estadual de Londrina (pelo departamento de
Ciências Sociais)

João Guilherme Aldegueri Marques, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Estudante de Ciências Sociais Bacharelado na Universidade Estadual de Londrina, bolsista do
programa Universidade Sem Fronteiras (USF) vinculada ao projeto de extensão Práxis Itinerante

Publicado
2024-04-15