Aspectos constitutivos proteção na América Latina: um diálogo entre a Teoria da Marxista da Dependência e a Teoria do Desenvolvimento como Liberdade

Autores/as

  • Viviane Isabela Rodrigues Sistema Prisional do Estado do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

Teoria Marxista da Dependência, Teoria do Desenvolvimento como Liberdade, América Latina, Proteção Social

Resumen

Inegavelmente, a América Latina possui veias abertas. As veias que esvaem riquezas dilaceram vidas latino-americanas, especialmente sob a forma do acirramento da pobreza e da desigualdade. O estancamento das veias da América Latina urge, assim como o fim das inferências que impedem a proteção social de se solidificar como forma de enfrentamento às expressões da questão social desencadeadas por tal sangria. Desse modo, o presente ensaio de cariz qualitativo, de tipologia bibliográfica e de nível exploratório, enseja analisar os pressupostos da Teoria Marxista da Dependência e da Teoria do Desenvolvimento como Liberdade e suas inflexões no delineamento da Proteção Social latino-americana.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Viviane Isabela Rodrigues, Sistema Prisional do Estado do Rio Grande do Sul

Assistente Social atuante no Sistema Prisional do Estado do Rio Grande do Sul. Graduada em Serviço Social (ULBRA); Graduada em Gestão Pública (IFSC); Especialista em metodologia de intervenção com famílias (UPF); Especialista em Gestão Pública (UFRGS), Mestre em Serviço Social (PUCRS) e Doutora em Serviço Social (PUCRS e ISCTE/Lisboa).

Publicado

2024-01-10