PVNC: ação transformadora do movimento social em prol da igualdade ao acesso a universidade

Autores/as

  • Reinaldo da Silva Guimarães Secretaria do Estado de Educação do Estado do Rio de Janeiro
  • Luciene Gustavo Silva IFRJ/Campus São Gonçalo

Palabras clave:

educação, movimentos sociais, PVNC, ações afirmativas, afrocidadanização

Resumen

Este artigo propõe realçar a importância das ações dos movimentos sociais pelas demandas coletivas dos indivíduos da população negra por políticas públicas e sociais, especialmente no âmbito da educação. O foco está na importância das ações do movimento social negro como estratégia para inclusão social dos jovens negros nas universidades brasileiras, com especificas ações afirmativas. Nesta reflexão, destacamos o Movimento Social Pré-Vestibular para Negros e Carentes (PVNC) que, através de suas ações procura ampliar a democratização da educação, como um direito, visando ampliar a cidadania para a população negra e como processo de fomento da Afrocidadanização.

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Biografía del autor/a

Reinaldo da Silva Guimarães, Secretaria do Estado de Educação do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Serviço Social pela PUC-Rio; Mestre em Sociologia pelo IUPERJ; Bacharel e Licenciado em
Ciências Sociais pela PUC-Rio. Professor Adjunto 1 na Universidade de Vassouras; Professor da Secretaria
do Estado de Educação do Estado do Rio de Janeiro

Luciene Gustavo Silva, IFRJ/Campus São Gonçalo

Assistente Social, discente da Especialização em Ensino de Culturas e Histórias Africanas e Afro-
brasileiras no IFRJ/Campus São Gonçalo. Pós-graduada em Serviço Social - PUC-Rio

Publicado

2024-06-03