Neoliberalismo e seus reflexos na gestão democrática da Política de Assistência Social

Autores/as

  • Rochelly Euzébio de Lima Universidade Estadual de Londrina-PR
  • Maria Luíza Amaral Rizzotti Universidade Estadual de Londrina-PR

Palabras clave:

Gestão democrática, gestão social, neoliberalismo, assistência social

Resumen

Este artigo trata da gestão democrática no Brasil, a partir da reforma gerencial do Estado na perspectiva neoliberal nos anos 1990, enfocando seus reflexos na política de assistência social. O objetivo do artigo é compilar aspectos da gestão democrática da política de assistência social no Brasil e como esta foi incorporada ao discurso oficial do cenário neoliberal. Nos procedimentos metodológicos foram utilizadas revisão de literatura e pesquisa documental. Os resultados apresentados verificaram as mudanças na gestão pública brasileira nos últimos anos, notadamente na política de assistência social, diretamente vinculadas à política macroeconômica implementada pelo Estado neoliberal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rochelly Euzébio de Lima, Universidade Estadual de Londrina-PR

Mestre em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Aluna do Curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina-PR (UEL). País de origem: Brasil.

Maria Luíza Amaral Rizzotti, Universidade Estadual de Londrina-PR

Pós doutora em Serviço Social. Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina-PR (UEL). País de origem: Brasil.

Publicado

2026-02-24