Trabalho e Imigração

Autores/as

  • Líria Maria Bettiol Lanza Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Luis Alberto Maccagnan Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Marcílio Ronaldo Garcia Universidade Estadual de Londrina - UEL

Palabras clave:

Trabalho, Imigração, Capitalismo

Resumen

A imigração é um fenômeno social antigo nas sociedades, sobretudo com a consolidação do modo de produção capitalista. O artigo objetivou problematizar a categoria trabalho no debate atual sobre as imigrações brasileiras, bem como buscou entender aspectos essenciais para pensar a tríade capitalismo-imigração e trabalho na contemporaneidade. Para isso, realizamos uma revisão de literatura sobre o tema, tendo como pressuposto situar o debate a partir da vertente marxista na análise dos fluxos imigratórios. Percebeu-se os imigrantes enquanto trabalhadores estão sujeitos à exploração e atendem a uma funcionalidade do capital, de modo que a condição de imigrante os tornam mais expostos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Líria Maria Bettiol Lanza, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-SP (PUC-SP). Docente do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina-PR (UEL-PR). Brasil.

Luis Alberto Maccagnan, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina-PR (UEL-PR). Brasil

Marcílio Ronaldo Garcia, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina-PR (UEL-PR). Brasil

Publicado

2026-02-24