O II Encontro de Didática e Tecnologias, I Mostra de Práticas Educativas com Tecnologias Digitais, foi um importante evento promovido pelo Grupo de estudos e pesquisa DidaTic (Didática, Aprendizagem e Tecnologia) da área de Didática do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina. O Encontro ocorreu nos dias 27, 28 e 29 de outubro de 2023 na modalidade presencial e on-line e contou com o apoio da Fundação Araucária, PPEDU/UEL, CECA e Departamento de Educação da UEL. As atividades científicas realizadas se diversificaram entre Palestras, Mostra de Experiências e Apresentação de Comunicações, tendo como objetivo promover reflexões, discussões e vivências sobre práticas educativas mediadas por tecnologias digitais em diferentes contextos educacionais.
A temática dessa segunda edição do Encontro de Didática e Tecnologias pautou suas discussões em aspectos relacionados às metodologias, aos recursos tecnológicos e às práticas educativas com as tecnologias digitais em diferentes contextos educativos e em diversos níveis da educação formal. Assim, as atividades realizadas, para e durante o Encontro, buscaram congregar professores, estudantes da Educação Básica, Graduação, Pós-Graduação e Pesquisadores da Área de Educação para teorizar e socializar experiências relacionadas às tecnologias digitais em atividades educativas, articulando conhecimentos científicos desenvolvidos na universidade e a escola básica.
Objetivamos, durante todo o evento, e por meio da divulgação dos trabalhos nestes Anais, oportunizar um espaço que valorize as práticas de profissionais da Educação, assim como, viabilize a aproximação e integração entre a universidade e a escola de Educação Básica na produção de conhecimento sobre práticas educativas com as Tecnologias Digitais.
Esperamos que nestes Anais, os leitores encontrem trabalhos que contribuam com seus estudos e que, sobretudo, os inspirem para novas investigações acerca do tema, da mesma forma que possa motivar a descoberta e iniciativas para práticas inovadoras e produtivas para os contextos educacionais.

Os resumos expandidos estão organizados a partir dos eixos temáticos propostos:

• Formação de professores e tecnologias digitais
• Tecnologias digitais na Educação Básica
• Tecnologias digitais na Educação Superior
• Organização do trabalho docente e tecnologias
• Currículo e tecnologias digitais

A Comissão Científica agradece a todos os participantes que, de diferentes maneiras, se envolveram neste projeto e contribuíram para a realização do Evento.