A FORMAÇÃO DOCENTE E O TRABALHO COM AS TECNOLOGIAS

ELEMENTOS PARA PENSAR AS POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO

  • Creuza Martins França
  • Rita de Cássia Alves
  • Natália Martins Beleze
  • Francielle Pereira Nascimento
  • Diene Eire de Mello

Abstract

A formação e o trabalho docente com as tecnologias constituem-se como unidades dialéticas, tanto no âmbito teórico quanto no prático. A fim de levantar indícios sobre essas relações, esta investigação emergiu da seguinte questão: “Como caracterizam-se os processos de inserção das tecnologias digitais nas políticas públicas, a partir dos anos 1990?”. Para tanto, utiliza-se como metodologia de pesquisa a revisão bibliográfica, a partir de um levantamento baseado em autores que discorrem sobre essas proposições, como Feenberg (2010), Peixoto (2015) e Echalar et.al (2018). Assim, o objetivo deste trabalho consiste em refletir sobre as concepções teóricas que pautam políticas públicas no âmbito da formação de professores para o uso das tecnologias. Como resultados, a pesquisa indica amplitude de discussões sobre o tema, bem como a premissa de que a formação e o trabalho docente com tecnologias digitais deve ser compreendido a partir de sua dimensão histórica.

Downloads

Download data is not yet available.
Published
2024-05-23