DESAFIO LITERÁRIO: A FORMAÇÃO DE LEITORES COM COLABORADORES DE UMA UNIDADE SOCIAL

  • Juliana Mainardi Fernandes da Silva de Nez
  • Tamires Cassia Rodrigues Okada

Resumo

O trabalho em questão, se trata de um relato de experiência que ocorreu no ano de 2018 no Centro Educacional Marista Irmão Acácio, uma unidade social que oferece o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos na região norte de Londrina-PR. Com o intuito de incentivar o hábito da leitura nos colaboradores da unidade para potencializar tal estímulo também com os educandos, deu-se início ao projeto “Desafio Literário”. No qual, foram realizados encontros com temática variada, em que cada participante era desafiado a fazer a leitura de um determinado tipo de texto e no encontro seguinte realizavam-se discussões e o compartilhamento de experiências adquiridas por meio da leitura. Os objetivos do projeto para além da formação de novos leitores, consistiu em utilizar os encontros para promover o fortalecimento de vínculos entre colaboradores, independentemente do cargo e, o vínculo para com os educandos atendidos na unidade. Pois acredita-se que a formação de leitores deve ocorrer de forma abrangente e integral, alcançando as crianças e adolescentes com a experiência de leitura dos educadores e demais funcionários, uma vez que somente verdadeiros leitores conseguem transmitir a real importância e o amor pelo hábito da leitura. Ao fim do Desafio pode-se perceber mudanças significativas na relação entre colaboradores e o espaço da biblioteca, podendo-se mensurar o aumento dos empréstimos de livros e a revelação de novos grandes leitores.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-12-31