075 CARTÃO POSTAL VIAJANTE: LEITURA E INTERDISCIPLINARIDADE

  • Marilu Martens Oliveira
  • Raquel Haruka Fujii

Resumo

Considerando a presença do conceito de interdisciplinaridade no cenário contemporâneo da educação brasileira, o presente trabalho tem como objetivo principal focar o cartão postal como objeto de estudo capaz de percorrer diversas disciplinas das Ciências Humanas como a Arte, a Geografia, a História e as Letras. Surgido em meados do século XIX, o descendente dos envelopes impressos com ilustrações e fotos tornou-se o item primordial para os cartofilistas, pessoas que colecionam postais de diversos temas e lugares do mundo. Busca-se, ainda, sugeri-lo como um meio de incentivo à leitura e à escrita, calcando-se teoricamente nos estudos de Certeau (2014), Manguel (2004) e Costa Neto (2010) sobre o leitor e a formação de significados. Também será traçado um breve histórico dos Postcards nos estudos de Ellott (2014), intencionando, portanto, indicar os aspectos estruturais e funcionais do postal, retratando sua versatilidade e potencialidade. Por fim, serão apresentados o Etegami - a arte do cartão postal japonês - e a rede social Instagram como produtos que atendem a papéis similares na contemporaneidade, com apoio nas produções da artista americana Deborah Davidson (2014) e nos resultados de busca das hashtags postcard, postalcard e cartão postal, com o intuito de verificar quais particularidades se mantiveram, mesmo com a influência da comunicação instantânea e virtual.

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Publicado
2019-12-31