ENCANTAMENTO DE LEITORES: DESAFIO DIÁRIO DO PROFESSOR

  • Valéria Verissimo Gomes

Resumo

A presente pesquisa-ação, também de cunho bibliográfico, focaliza o encantamento de leitores pelo texto literário, com atenção especial aos desafios, apontados pelos professores, referentes a esse tópico. Atualmente, com a diversidade de correntes pedagógicas presentes na educação, e havendo a necessidade de se trabalhar vasta quantidade de conteúdos que constam do currículo escolar, faz-se necessário avaliar como tem sido o trabalho com a leitura na escola. Pretende-se, então, tecer algumas considerações que contribuam para a melhora da qualidade das práticas escolares, em relação à leitura na primeira infância. Para isso, optou-se, teoricamente, por Morais, o qual defende que a leitura se inicia antes mesmo da criança adentrar numa instituição escolar, através de diferentes recursos. Já no ambiente escolar, um dos papéis do professor é incentivar o prazer pela leitura, efetuada de forma lúdica e atrativa. Um ambiente leitor é aquele que regularmente tem alguém praticando o ato de ler, sendo esse o caminho que o professor deverá trilhar, batalhando pela função humanizadora da leitura. Para tal, realizar leitura compartilhada, contação de histórias, leitura de poemas, parlendas, trava-línguas, letras de canções, dentre outras atividades. Assim, ainda na linha investigativa, estarão presentes principalmente textos de autores como Zilberman, Candido, Souza e Martins. Atualmente a tecnologia e a mídia vêm ganhando espaço e a leitura em livros físicos vem se perdendo, sendo esses alguns dos aspectos mencionados pelos professores. Diante disso, serão apresentadas sugestões para superar esses desafios e encantar os alunos na primeira infância, contribuindo para sua formação leitora.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-12-31