“(RE) CONSTRUA-SE”: AS MARCAS DA LEITURA NA INFÂNCIA

  • Weslei Chaleghi de Melo
  • Jhon Franklin dos Santos Borges

Resumo

Este artigo apresenta uma breve exploração das marcas que a leitura pode causar no processo de formação do leitor na infância. O incentivo à leitura nos anos iniciais é imprescindível para futuros cidadãos críticos e participativos dentro de um conjunto social. A metodologia adotada é de cunho qualitativo de caráter bibliográfico, buscando autores que subsidiaram a presente pesquisa que tem como objetivo, analisar como a leitura nos anos iniciais pode contribuir na formação interna do sujeito. Essa temática justifica-se pela necessidade de trazer algumas reflexões a debates no âmbito acadêmico, buscando promover discussões que alavanquem os estudos dessa temática. Espera-se que todas as reflexões propostas neste trabalho sirvam de aporte teórico para futuras pesquisas, despertando o interesse dos leitores em aprofundar-se nas metodologias de incentivo à leitura no ambiente escolar, pois ela nos organiza, nos liberta do caos, ou seja, nos humaniza. Conclui-se que uma prática pedagógica engajada nos conhecimentos prévios que os alunos trazem consigo, aliados em uma proposta metodológica que amplie seus conhecimentos por meio da leitura, deixarão marcas na sua infância, pois são elementos imprescindíveis na leitura enquanto atributo humanizador, e fundamental na construção do “eu”.

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Publicado
2019-12-31