O evento ‘’EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: conectando processos formativos antirracistas entre a universidade e a educação básica”, em âmbito nacional, propôs reflexões e ações educativas na formação inicial e continuada de professores e educadores da rede socioassistencial com foco na implementação e efetivação da LEI N° 10.639 (Brasil, 2003) alterada pela LEI N° 11.645/2008 ( Brasil, 2008), Estatuto da Igualdade Racial LEI Nº 12.288 (Brasil, 2010) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais.
Assim, com o objetivo de refletir sobre os caminhos percorridos nos processos de implementação das legislações foi realizado um ciclo de discussões sobre a formação inicial e continuada de professores. O evento ocorreu nos meses de outubro de 2023, fevereiro e março de 2024 na Universidade Estadual de Londrina.
Teve por objetivo socializar a experiência produzida no Ensino Básico e na Universidade para problematizar a implantação das referidas Leis, o enfrentamento do racismo no ambiente escolar e a disseminação do conhecimento, debater sobre os desafios epistemológicos relacionados ao ensino de História da África e Cultura Afro-brasileira nas instituições educativas e propor minicursos e oficinas com foco no enfrentamento do racismo conectados à Lei N° 10.639/2003 e às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais no âmbito da Educação Básica.
Foram, então, propostos grupos de trabalhos (GT) com docentes, estudantes, professores da educação básica, profissionais da rede socioassitencial e movimento social negro e indígena, com o objetivo de refletir a existência da Lei N°10.639/2003, atualizada pela Lei N° 11.645/2008, no âmbito dos currículos das licenciaturas e bacharelado das Universidades Públicas e Privadas, visando, ainda, ampliar os espaços de diálogos entre o Ensino Superior e a Educação Básica. Dessa forma, buscamos fortalecer os setores e instâncias institucionais no sentido de promoverem a divulgação científica e apoiar pesquisadores que buscam divulgar os resultados de suas atividades científicas, fortalecendo a disseminação do conhecimento.
Os ANAIS do evento, agrupam a programação do evento, resumos das oficinas, fotos e sínteses de falas, elaborados durante a realização do evento. Dessa forma, tornamos públicas as experiências desenvolvidas.