Os Anais do LERR referem-se aos trabalhos apresentados no Seminário do Laboratório de Estudos sobre as Religiões e Religiosidades (LERR-UEL), o qual iniciou suas atividades no ano de 2009, isso visando à ampliação do debate acadêmico acerca das múltiplas expressões das religiões, religiosidades e suas atuais dinâmicas a partir das diversas áreas das Ciências Humanas e Sociais. O LERR está aberto à participação institucional de pesquisadores de diferentes áreas e temas de pesquisas que tenham por objeto as religiões as religiosidades, não estando associado a nenhuma denominação religiosa e a qualquer prática de proselitismo. O objetivo fundamental do Laboratório é desenvolver ações e atividades de ensino, pesquisa e extensão, visando à consolidação do estudo das religiões e religiosidades no âmbito da Universidade Estadual de Londrina. Tendo sua primeira edição em 2013, o Seminário de Pesquisas do LERR faz parte do vínculo interdisciplinar estabelecido entre os Departamentos de História, Ciências Sociais e Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina, com o intuito de fomentar e favorecer a difusão e o debate de pesquisas em desenvolvimento, abordando temáticas inerentes às distintas relações entre história, sociedade, religiões e religiosidades, tanto nos âmbitos da Graduação quanto da Pós-Graduação, nos diferentes campos do conhecimento das Ciências Humanas e Sociais. Como forma de expandir as discussões a partir da troca de experiências e aprofundamento das temáticas investigadas, surge uma articulação dos pesquisadores do LERR UEL com pesquisadores de diferentes universidades (Nacionais e Internacionais), possibilitando assim o desenvolvimento de atividades conjuntas. O primeiro Seminário Internacional ocorreu no ano de 2014 na Universidade da Beira Interior (UBI) – Covilhã/Portugal, cuja temática foi Religiões, Juventudes e a Disciplina de Ensino Religioso. Os demais Seminários, que sempre ocorreram em parceria com a UBI, também se voltaram para o debate e a reflexão com estudantes de graduação, pós graduação e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento acerca da presença e da influência da religião nas esferas econômica, política, social, cultural e nos pleitos eleitorais.

Os textos podem ser escritos em português, inglês e espanhol, seguindo as normas para submissão e aprovados pelo Comitê Científico.

Eventos anteriores

X Seminário Internacional Práticas Religiosas no Mundo Contemporâneo

X Colóquio Nacional Cultura e Poder

IX Seminário de Pesquisas do Laboratório de Estudos sobre Religiões e Religiosidades