MIGRAÇÕES E RELIGIOSIDADE EM CONTEXTOS MARGINAIS:

NOTAS DE PESQUISA SOBRE O FENÔMENO RELIGIOSO EM LONDRINA (1930-1950)

  • Wander de Lara Proença
Palavras-chave: Migração. Religiosidade. Londrina. Marginalidade.

Resumo

O texto dessa comunicação é parte do projeto de pesquisa O fenômeno religioso em Londrina: história e historiografia (1930-1950), em andamento, vinculado à Universidade Estadual de Londrina. Tem como objetivo dar visibilidade às religiosidades ocorridas em contextos marginais, a partir da presença migratória formadora de Londrina: vivências de religiosidades não previstas na idealização da região pelos moldes do cristianismo católico ou protestante, assim como o exercício do trabalho que fugia à noção apontada por Max Weber ao analisar capitalismo associado à religião. A diversidade de grupos migrantes formadores da região contribuiu para que a “cidade-jardim” fosse assim invadida por “ervas daninhas”, com práticas desviantes, encantadas e mágicas, florescidas ao lado do ouro verde cafeeiro. Como metodologia, a catalogação de textos memorialistas, obras acadêmicas, oralidades e vestígios materiais, para uso como fontes de pesquisa, a partir do método indiciário, de Carlo Ginzburg. Em termos teóricos, o emprego conceitual de campo religioso, de Pierre Bourdieu. Como resultados prévios obtidos sobre o período em estudo, constatam-se: indícios de práticas de curandeirismo; venda de remédios milagrosos nas ruas; benzimentos; oferta de serviços de magia para solução de problemas amorosos, familiares ou no trabalho; predição do futuro por videntes e ciganos; devoção a santos nas casas de prostituição; devoção ao Monge João Maria; causos circulantes sobre lobisomens e fantasmagorias; conflitos com segmentos religiosos hegemônicos no campo, dentre outros. Novos resultados sobre o passado regional são esperados por outros indícios que a pesquisa ainda em andamento revelará.

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Publicado
2024-01-28