PESQUISA E EDUCAÇÃO

ESTUDOS DAS FONTES INÉDITAS DO SNI-PR E O ENSINO DE HISTÓRIA SOBRE A DITADURA MILITAR BRASILEIRA (1964-1985)

  • Guilherme Heerdt Vandresen Universidade Estadual de Londrina
  • Fabio Lanza Universidade Estadual de Londrina
  • José Wilson Assis Neves Junior
Palavras-chave: Ditadura Militar Brasileira (1964-1985); consciência histórica; fontes históricas; sala de aula.

Resumo

As pesquisas realizadas pelo projeto “Os documentos inéditos dos arquivos do SNI (Paraná-BR), do projeto Opening the Archives e da CIA (EUA)”, centralizam-se em fontes inéditas sobre o período da Ditadura Militar brasileira, de 1964 a 1985. Para além das contribuições no campo da pesquisa acadêmica, o projeto desenvolve exposições documentais através de produções físicas e audiovisuais e visitas a escolas da região do Norte do Paraná, conectando-o à sociedade em geral. Dessa forma, pretende-se analisar as possibilidades de uso dessas fontes em sala de aula para o desenvolvimento da consciência histórica, em termos rüseneanos. No processo de compreensão do sujeito inserido no tempo, a fonte histórica é essencial, portanto, levá-la a sala de aula e analisá-la em conjunto as bibliografias sobre o tema, torna-se imperativo. Alguns documentos, então, são selecionados e relacionados à realidade da época, especialmente, nos temas da perseguição a determinados grupos considerados subversivos e a criação de uma paranoia pelos agentes da Ditadura; intento voltado, de forma mais específica, ao Serviço Nacional de Informações (SNI), órgão de vigilância, informação e contrainformação do período. O trabalho inicial com as fontes, partindo da análise documental, estende-se então às escolas, com as exposições, permitindo observar os efeitos do contato entre os estudantes e o material; projeta-se, também, desenvolver teoricamente o uso dessas fontes em sala de aula através de aulas-oficinas.

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Publicado
2024-03-27