A religiosidade em Maria Carolina de Jesus
Palavras-chave:
religiosidade, Maria Carolina de Jesus, biografiaResumo
O presente artigo visa apresentar considerações iniciais da pesquisa iniciada sobre a escrita de Carolina Maria de Jesus no qual se identifica as marcas religiosas presentes em sua escrita. Neste sentido, o presente texto será organizado a partir de três eixos: apresentação de Carolina personagem central desta trama pontuando como esta despontou como temática de minha pesquisa histórica, num segundo momento abordar o olhar sobre Carolina a ser realizado a partir da análise de três biografias sobre Carolina: Joel Rufino dos Santos, Eliana Castro e Marília Novais Machado, Tom Farias e por fim, pretende-se tecer aproximações e distanciamentos entre as biografias acima e o texto autobiográfico de Carolina “Diário de Bitita” onde se evidencia as marcas religiosas desta escrita. Destarte, é importante frisar que, este olhar sobre este indivíduo multifacetado, por vezes contraditório que é Carolina Maria de Jesus é orientado pelas reflexões de (LORIGA,2011) na medida em que as experiências individuais asseguram a quebra de coerência no discurso historiográfico.
Downloads
Referências
BORGES, Valdeci R. História e Literatura: algumas considerações. Revista de Teoria da História. Ano I, N. 3, Jun/2010, UFG p. 94 -109
BURKE, Peter. O que è história cultural? 2ed. rev. RJ: Zahar,2008.
CASTRO, Eliana de Moura & MACHADO, Marília Novais da Mata. Muito bem, Carolina! Belo Horizonte. Editora: Arte, 2007.
FARIAS, Tom. Carolina: uma biografia. Rio de Janeiro, Ed. Malê, 2018.
FLORES, Elio Chaves. Palavras afiadas: memórias e representações africanistas na escrita de Carolina Maria de Jesus. Relatório de Pesquisa Intelectuais Afro-brasileiros (1944-1988) UFPB,s/n, 2010, p. 76-85.
JESUS, Carolina Maria. Quarto de despejo: diário de uma favelada. 10 ed. São Paulo: Editora Ática,2014.
___________________Diário de Bitita. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1986.
LEVINE, Robert M & MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Cinderela Negra: a saga de Carolina Maria de Jesus. Sacramento MG: Editora Bertolucci, 2015.
LORIGA, Sabina. O pequeno x: da biografia à história. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. 231p.
MIRANDA, Fernanda Rodrigues de. Os caminhos literários de Carolina Maria de Jesus: uma experiência marginal e construção estética. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de São Paulo,2013.
PERPÉTUA, Elzira Divina. Aquém do quarto de despejo: a palavra de Carolina Maria de Jesus nos manuscritos de seus diários. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 22,Brasília, jan/jun 2003 p.63-83.
SANTOS, Joel Rufino dos. Carolina Maria de Jesus: uma escritora improvável. Rio de Janeiro: Editora Garamond, 2009.