A disciplina de ensino religioso no currículo escolar do estado do paraná no quadro da pandemia COVID-19

Autores

  • Fabiana Miyuki Yamamoto Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

ensino religioso, pandemia, estratégia de ensino, diversidade

Resumo

O presente artigo apresenta uma reflexão acerca da disciplina Ensino Religioso ofertada na grade curricular do Estado do Paraná para os sextos e sétimos anos do Ensino Fundamental II. A análise levou em conta o Referencial Curricular do Paraná, o Artigo 33 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9.394/96 que determina que a disciplina deve fomentar o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo, as aulas que foram transmitidas pela TV aberta, em multicanais da TV Record - RIC Paraná (Canal 9.1) e pelo Canal do Professor no Youtube, que trata-se de um programa de formação de professores, criado pela Secretaria de Educação e Esporte (SEED/PR) e também as atividades postadas na plataforma Google Classroom (sistema de gerenciamento de conteúdos para escolas, muito utilizado durante o período de suspensão das aulas presenciais devido à pandemia COVID-19). Esse debate buscou compreender se durante essas transmissões e postagens de atividades foram expostas as múltiplas expressões das religiões, religiosidades e as atuais dinâmicas que essa área do conhecimento devem apresentar. A análise é baseada nas aulas de um professor de Geografia, designado pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED) como o transmissor dos conteúdos dessa disciplina no período de abril a dezembro de 2020.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Miyuki Yamamoto, Universidade Estadual de Londrina

Licenciada em Sociologia pela Universidade Estadual de Londrina, Pedagoga pela Universidade Federal de
Mato Grosso, Licenciada em História pela Universidade Paranaense, Especialista em História dos Movimentos Sociais e Revoluções pela Universidade Estadual de Maringá, Especialização em Psicopedagogia e Especialização em Ensino Religioso pela Faculdade de Educação São Luis, Mestranda do Programa ProfSocio pela Universidade Estadual de Londrina.

Referências

BRASIL. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil, 1934.

______. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil, 1988.

______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996/1997.

______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, SEB,2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em:12 out. 2021.

______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história/ Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC / SEF, 1998. 108 p. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_5a8_historia.pdf Acesso em 24 out. 2018.

CASTRO, Sirlene R. F. A infoexclusão escancarada pela COVID- 19 e as atitudes

professorais na perspectiva da sociologia das ausências e emergências. Revista de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino Tecnológico. v.6, Edição Especial Desafios e avanços educacionais em tempos da COVID-19, e155020, 2020.

COSTA, Margarete Terezinha de Andrade. Formação docente para a diversidade. 2º ed. Curitiba, Pr.: IESDE Brasil, 2018. 152 p.

COSTELLA, D. O fundamento epistemológico do ensino religioso. In: JUNQUEIRA,

Sérgio; WAGNER, Raul (org.) O ensino religioso no Brasil. Curitiba: Champagnat, 2004.

FERNANDES, Antonia T. de C. Ensino de História e seus conteúdos. Ensino de

Humanidades. Estud. av. 32 (93). mai- ago. 2018, p. 151-173. Disponível em

https://www.scielo.br/j/ea/a/5dQq993P9XDfNP5QLsJ945w/?lang=pt acesso em 02 nov.

2021.

FONSECA, Alexandre B. C. da. Estado Laico, Intolerância e Diversidade Religiosa no Brasil: Pesquisas, reflexões e debates. Ministério dos Direitos Humanos/ Secretaria Nacional de Cidadania, 2018.

NETO, de J.A. Uso das tecnologias na educação. Você sabia que o avanço tecnológico

possibilitou a criação de ferramentas que podem ser utilizadas em sala de aula? Confira.

Brasil Escola, 2020. Disponível em https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/usodas-tecnologias-na-educacao.htm. Acesso em 26 set. 2021

NIZER, Carolina do R. A disciplina de Ensino Religioso no Estado do Paraná. X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação. PUC, 7 a 10 nov. 2011.

PARANÁ. Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações. Curitiba,

SEED, 2018. Disponível em:

<http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/bncc/2018/referencial_curricular_parana_cee.pdf>. Acesso em: 12 out. 2021.

SALLES, Walter; GENTILINI, Maria A. Desafios do Ensino Religioso em um mundo

secular. Artigos. Cad. Pesq. (48) 169 , jul-set. 2018, p. 856-875. Disponível em

https://www.scielo.br/j/cp/a/fw4YP4J9xMgJmJkg4j474cL/?lang=pt&format=pdf acesso em 02 nov. 2021.

PASINI, C. G. D.; CARVALHO, E. de; ALMEIDA, L. H. C. A educação híbrida em

tempos de pandemia: algumas considerações. Ministério da Educação. Universidade Federal de Santa Maria. Observatório Socioeconômico da COVID-19. FAPERGS, 2020. Disponível em https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/820/2020/06/Textos-para-Discussao-09-Educacao-Hibrida-em-Tempos-de-Pandemia.pdf. Acesso em 26 set. 2021.

POLIDORO, Lurdes F.; STIGAR, Robson. O Ensino Religioso em Face do Projeto Político Pedagógico. CiberTeologia - Revista de Teologia e Cultura. Ano III, n. 18. Disponível em http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/2010/Ensino_religioso/er_ppp.pdf Acesso em: 12 out. 2021

SANTOS, Elói Correa. Diversidade Religiosa Brasileira e Matrizes Fundacionais: Matriz Indígena, Afro, Ocidental e Oriental. In: Almeida José Luciano Ferreira de. Escritos sobre a educação. Curitiba: SEED-PR, 2017.

TAVARES, Marcelo dos R. A romanização do catolicismo pela biografia: a ação de

Mosenhor Rosa em Franca (1860-1903). História & Democracia - precisamos falar sobre isso. UNIFESP, Guarulhos, S/P, 3 a 5 set. 2018.

VALENTE, Gabriela, A. Laicidade, Ensino Religioso e religiosidade na escola pública

brasileira: questionamentos e reflexões. pro.posições v. 29, N.1, p. 107-127, (86) jan-abr. 2018.

Downloads

Publicado

2026-07-28