POSTAGENS NO INSTAGRAM COMO METODOLOGIA DE ENSINO NO GRUPO DE ESTUDOS EM FELINOS

  • Maria Fernanda Frasson Pontes Universidade Estadual de Londrina
  • Andressa Valentim Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Daniella Meire da Silva Ferreira Universidade Estadual de Londrina
  • Natalia de Camargo Gontscharow Universidade Estadual de Londrina
  • Paola Fagundes Cardozo Universidade Estadual de Londrina
  • Carmen Lucia Scortecci Hilst Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: rede social, compartilhamento, conhecimento, felinos

Resumo

As redes sociais são cada vez mais utilizadas como ferramentas de ensino por fazerem parte do cotidiano do aluno, sendo o Instagram uma das que mais cresce na atualidade. Dessa forma, tem-se uma facilidade no aprimoramento da comunicação, pois a informação é transmitida ao mesmo tempo em que se compreende as necessidades dos estudantes, gerando assim uma motivação de ambas as partes. No presente projeto se objetivou a análise do impacto e disseminação de conteúdos didáticos produzidos para o Instagram com a finalidade de divulgar conhecimento para os discentes. Os dados utilizados para análise foram coletados no período de 1 fevereiro a 1 novembro de 2021 a partir do próprio aplicativo, visto que são resultados atualizados e gerados automaticamente pelas publicações, enquetes e conteúdos interativos disponíveis no perfil do Instagram. Os sete Reels publicados no período pelo perfil do grupo de estudo somam mais de treze mil visualizações na plataforma, trazendo em formato de vídeos curtos temas a respeito da saúde felina. Os resumos, publicados semanalmente após as palestras, em 1 de Novembro, totalizam 22. Estes, somados, apresentam um alcance de 7.535 contas. Além disso, são publicados posts mensais que buscam divulgar campanhas de conscientização, como o Outubro Rosa, abordando a ocorrência de câncer de mama em felinas, que apresenta um alcance de 493 perfis. A utilização do Instagram, para divulgação de conhecimento e incentivo de estudo aos alunos, mostrou-se importante numericamente, abordando assuntos específicos da medicina felina não tratados na graduação, complementando a formação do futuro profissional.

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Publicado
2021-12-17