APRENDENDO SOBRE SELEÇÃO NATURAL ATRAVÉS DA SIMULAÇÃO

  • Ana Lívia Lunardelli Zanfrilli Universidade Estadual de Londrina
  • Eloisa Merissi Ferreira Universidade Estadual de Londrina
  • Luciana Viana Pitoli Universidade Estadual de Londrina
  • Andreia de Freitas Zompero Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: evolução, simulação, seleção natural, ensino

Resumo

O ensino por transmissão de conteúdo é uma estratégia pouco eficiente para atrair interesse dos estudantes, por ser repetitivo. Atrelado a essa forma de ensino, existem conteúdos que são considerados problemáticos pelos alunos, como o ensino de evolução nas escolas, por possuir termos científicos que não são do cotidiano deles. Dessa forma, o ensino por transmissão utilizando aulas expositivas não atendem as demandas que os conteúdos de evolução exigem, visto que nesse modelo os alunos apenas são apresentados ao conteúdo, diminuindo as chances de interação. Pensando nisso, temos o uso simulações como estratégia capaz de replicar aspectos substanciais do mundo real de uma maneira totalmente interativa, colocando o estudante numa posição ativa no processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, espera-se que simulando a seleção natural em sala de aula os estudantes possam construir novos conceitos sobre o tema. Para essa prática, foram utilizados diversos instrumentos para simular o bico de pássaros, e vários tipos de grãos misturados. O objetivo era que os alunos, ao longo das rodadas, observassem qual ‘bico’ pegava mais grãos e qual pegava menos, simulando assim o processo de seleção natural, em que um organismo mais adaptado, consegue sobreviver. Com esse tipo de aula prática interativa, foi notório o desempenho dos alunos em participar e compreender o processo, demonstrando assim que aulas práticas com simulação e outros tipos de interações promovem o interesse do aluno e sua melhor participação na aula, e consequentemente seu aprendizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-11-26