CARREIRA EM FOCO: A EXPERIENCIA DE UMA DISCIPLINA PRÁTICA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

  • Thais Accioly Baccaro Universidade Estadual de Londrina
  • Fernado Kaname Westphal Universidade Estadual de Londrina
  • Elaine Maria dos Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Lair Barroso Arraes Rocha Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Fernanda Meiliz Abe da Silva Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: disciplina prática, administração, carreira

Resumo

A reflexão sobre a carreira é essencial para qualquer estudante de nível superior, pois contribui para a construção de trajetórias profissionais mais conscientes e estratégicas. A disciplina Casos Práticos Interdisciplinares – Módulo Carreira em Administração, foi criada para integrar teoria e prática, com foco na carreira e no protagonismo dos estudantes. O objetivo principal da disciplina foi incentivar a reflexão sobre a carreira em Administração, capacitando os estudantes a adotarem postura ativa no desenvolvimento de seus projetos profissionais. A experiência foi conduzida no primeiro semestre letivo de 2023 e 2024, envolvendo estudantes do primeiro ano. A disciplina combinou fundamentos teóricos sobre o planejamento de carreira com atividades práticas. Os estudantes participaram de uma Roda de Conversa com ex-alunos da UEL, que compartilharam suas experiências no mercado de trabalho. Além disso, realizaram o Teste Âncora de Carreira, Teste de Valores Profissionais e uma redação reflexiva relatando pontos marcantes de suas trajetórias. A Roda de Conversa foi considerada uma atividade enriquecedora, oferecendo informações sobre diferentes carreiras na área de Administração, enquanto os testes auxiliaram os estudantes a identificarem seus principais valores, contribuindo para uma reflexão mais profunda e direcionada sobre suas escolhas profissionais. A redação reflexiva foi fundamental para que os estudantes conectassem suas experiências pessoais ao processo de criação de uma visão de carreira, favorecendo o autoconhecimento. Ao aliar teoria e atividades reflexivas, a disciplina promoveu o autoconhecimento e a conscientização dos estudantes, configurando-se como um momento de escuta sobre a importância da criação de uma visão de futuro de carreira.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-11-27