ERGONOMIA COGNITIVA NA LITERACIA: SKETCHNOTING E MAPAS MENTAIS PODEM AUXILIAR NA ATENÇÃO, MEMÓRIA E APRENDIZADO?
Resumo
O Programa “Atualidades em Neurociëncias" estimulou o surgimento de um grupo de estudos (GE) para discutir conceitos relacionados à ergonomia cognitiva, a utilização de anotações visuais, a neuroplasticidade e neurociências para o aprendizado. As reuniões foram realizadas de forma híbrida, entre março e julho de 2024, com o objetivo de discutir a utilização de mapas mentais e sketchnoting, como ferramentas úteis nos processos de literacia e letramento, como auxiliares na atenção, memória e aprendizado. Semanalmente, os encontros ocorreram, com leituras de artigos, capítulos de livros, explanações e discussões. Partindo da perspectiva das neurociências, foram desenvolvidas discussões sobre conceitos e as contribuições das anotações visuais, como os mapas mentais e os sketchnotings, para o processo constante de neuroplasticidade na literacia e no letramento. Processos criativos foram utilizados nas apresentações, durante os encontros, ressaltando a funcionalidade das anotações visuais para o aprendizado. O grupo discutiu sobre diferentes possibilidades de aplicação das anotações visuais em áreas distintas de atuação de cada participante: mapas mentais e sketchnoting foram aplicados em treinamento de vendas e organização de leituras de doutorado. A metodologia utilizada possibilitou aos participantes a aplicação das teorias em seu cotidiano pessoal, acadêmico e profissional, resultando em discussões e práticas deste GE. Os participantes aplicaram os mapas mentais e sketchnoting em seus locais de trabalho e estudo, compartilhando pontos positivos e negativos de suas experiências. Ao final, o grupo elaborou um resumo em forma de relato de experiência, com vistas a participar de evento acadêmico.