EXPLORAÇÃO E TRABALHO DEGRADANTE EM ORGANIZAÇÕES DO SÉCULO XXII: (RE)PENSAR DOS ESTUDANTES NUMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR
Resumo
O projeto pedagógico do curso de graduação em administração da UEL prevê atividades acadêmicas de análise interdisciplinar de casos organizacionais, visando atender aos desafios da educação superior, que incluem a reintegração dos saberes em espaços criativos, o intercâmbio e a interação coordenada de conhecimentos. Assim, no ano letivo de 2024, foi realizada uma atividade pedagógica com o propósito de discutir as implicações da exploração do trabalho e do trabalho degradante em cadeias produtivas globais e grandes marcas. Um levantamento exploratório inicial realizado pelas docentes, no início da disciplina, indicou que mais de 40% dos estudantes acreditavam que o trabalho infantil é benéfico enobrece crianças e adolescentes, o que justifica a necessidade da discussão da temática no processo de formação dos bacharéis em administração. A ação pedagógica, embasada na perspectiva socioconstrutivista-interacionista, compreendeu a apresentação e análise de casos reais globais e nacionais, variadas metodologias ativas e ferramentas educacionais, além de instrumentos diversificados de avaliação da aprendizagem. A intencionalidade pedagógica adotou uma abordagem holística sobre a temática a partir das áreas de conhecimento de marketing e comunicação, ética e direitos humanos, gestão de pessoas e teorias da administração. As atividades realizadas permitiram aos estudantes analisarem as implicações das ações e decisões organizacionais, compreendendo a relação entre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 8 e a combinação de trabalho digno e crescimento econômico. Com isso espera-se contribuir na formação de administradores com uma maior sensibilidade para adotar atitudes e comportamentos responsáveis, respeitosos e comprometidos com os direitos humanos no ambiente de trabalho.