QGIS E GOOGLE EARTH COMO INSTRUMENTOS DE ENSINO DE CARTOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO

  • Lydi Barbieri da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Luciano de Oliveira Garcia Marigo Universidade Estadual de Londrina
  • Luiz Gustavo Pozzobom Bernardes de Souza Universidade Estadual de Londrina
  • Jeani Delgado Paschoal Moura Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: QGIS, Google Earth, Ensino, Geográfico, Softwares

Resumo

O ensino geográfico de cartografia e geoprocessamento tem evoluído significativamente com a adoção de tecnologias digitais, o QGIS e o Google Earth destacam-se como ferramentas essenciais nesse processo. Esses softwares oferecem uma abordagem prática para a aprendizagem, permitindo que os alunos compreendam conceitos complexos e desenvolvam habilidades cruciais relacionadas ao entendimento do espaço geográfico, além de uma diferente percepção da realidade na qual está inserido. A utilização dessas ferramentas é extremamente relevante, pois além de facilitar a compreensão dos estudantes por meio de mapas ou cartas, facilita o uso também mais específico, podendo servir de suporte para o estudo de fenômenos geográficos de maior escala, como desastres ecológicos, organização urbana, educação ambiental, etc. Além disso, introduzir a tecnologia no ensino é uma questão pertinente nos últimos anos dentro das metodologias educacionais no Brasil. Em síntese, com a implementação de softwares como QGIS e Google Earth, que são tanto didáticos quanto acessíveis e gratuitos, o aprendizado será enriquecido, promovendo uma melhoria no ensino de cartografia e geografia de forma mais democrática.

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Publicado
2024-12-03