Diretrizes para Autores
O 19º Seminário de História da Cidade e do Urbanismo (SHCU 2026) aceitará submissões em duas modalidades:
1. Artigo completo, destinado a pesquisas concluídas ou em fase avançada da pesquisa;
2. Resumo expandido e painel de iniciação científica, destinado exclusivamente a pesquisas em desenvolvimento ou concluídas de alunos de graduação.
Modalidades de Submissão
1. Artigo completo
Destinado à apresentação de pesquisas concluídas ou em estágio avançado, que apresentem resultados e contribuições efetivas ao campo da história da cidade e do urbanismo.
a) O texto não deverá exceder 10.000 palavras, incluindo o resumo em português, inglês e espanhol, legendas, notas de rodapé e referências bibliográficas;
b) O arquivo deve ser submetido em formato .doc ou .docx, seguindo rigorosamente o template disponibilizado no site do evento;
c) Idiomas aceitos: português, espanhol ou inglês;
d) Cada autor poderá submeter até três artigos ao evento;
e) Cada artigo poderá ter até três autores;
f) A submissão deve ser feita exclusivamente pela Plataforma OJS, até a data de 09/03/2026.
g) As avaliações serão realizadas às cegas por pares, portanto, o nome dos autores e suas afiliações devem ser omitidos no documento de submissão.
Para que o trabalho seja incluído na programação de apresentações e publicado nos anais do evento, ao menos um dos autores deve estar inscrito e confirmar sua participação presencial no SHCU 2026.
Clique aqui para baixar o template para artigos
2. Resumo expandido e painel de Iniciação Científica
Dando continuidade à modalidade inaugurada na edição anterior do Seminário, e com o propósito de fomentar a pesquisa científica na graduação e incentivar a formação de novos pesquisadores, o SHCU 2026 reserva um espaço especial para a submissão de resumos expandidos e a posterior exposição de banners de iniciação científica. A iniciativa visa promover o intercâmbio entre diferentes gerações de pesquisadores e proporcionar aos estudantes a oportunidade de compartilhar o desenvolvimento e os resultados de suas investigações.
a) Submissão por meio de resumo expandido, em formato .doc ou .docx, conforme o template disponibilizado no site do evento;
b) Exclusivo para alunos de graduação vinculados a projetos de iniciação científica;
c) Cada trabalho poderá ter até três autores (a inclusão do orientador entre os autores é obrigatória);
d) Cada autor poderá submeter até três resumos expandidos ao evento;
e) Pelo menos um dos autores deve estar inscrito e confirmar sua participação presencial no evento;
f) A submissão deve ser feita exclusivamente pela Plataforma OJS, na seção 'Resumos de Iniciação Científica', até a data de 09/03/2026.
g) Caso o trabalho seja aprovado para apresentação, além de formatar a apresentação em painéis (conforme template), os autores poderão, posteriormente, enviar a versão completa do artigo para publicação nos anais, conforme orientações e prazos que serão encaminhados por e-mail;
g) A impressão dos painéis será realizada pela organização do evento.
Clique aqui para baixar o template dos painéis de Iniciação Científica
Lembretes
- Cada autor poderá submeter até três artigos e três resumos expandidos ao evento;
- Os trabalhos devem seguir rigorosamente o template oficial e as diretrizes disponíveis no site;
- O envio deve ser feito exclusivamente pela Plataforma OJS;
- Trabalhos fora do padrão ou em desacordo com as normas poderão ser desclassificados;
- A inclusão nos anais do evento e na programação de apresentações dependerá da inscrição e confirmação de participação presencial de pelo menos um dos autores.