O LUTO INVISÍVEL
DESAFIOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ACOLHIMENTO DE ÓRFÃOS DO FEMINICÍDIO NAS ESCOLAS
Palavras-chave:
Feminicídio, Luto Infantil, Práticas Pedagógicas, Acolhimento Escolar, InterseccionalidadeResumo
Este trabalho apresenta os desafios de escolas públicas de Salvador (BA) no acolhimento de crianças órfãs do feminicídio e no desenvolvimento de ações pedagógicas para um ambiente escolar sensível ao luto. A pesquisa de abordagem qualitativa, baseada em entrevistas semiestruturadas com professoras e coordenadora, dialoga com autoras como Segato (2005), Pasinato (2011), Crenshaw (2002), Akotirene (2019), Cardoso e Silva (2011), Kovács (2012), Freire (1987), Félix (2015) e Silva (2005). Os resultados mostram que, apesar da sensibilidade das educadoras, falta formação específica, rede de apoio e políticas estruturadas, além do desconhecimento da Lei 14.452/2022, que trata do enfrentamento ao machismo nas escolas da Bahia. Práticas como literatura infantil e projetos interdisciplinares indicam o potencial transformador da escola, desde que pautadas em uma abordagem interseccional e ética.
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