Para fazer parte do Anais, os textos, depois de apresentados no COMCID, são submetidos à análise de dois pareceristas, pela metodologia de avaliação cega, em que os avaliadores recebem os trabalhos, inéditos, e sem o nome do proponentes, oriundos de graduados, especialistas, mestrandos, mestres, doutorandos e doutores. Os textos podem ser submetidos em forma de autoria única ou em coautoria (caso obrigatório para graduandos).

 

As linhas de pesquisa do COMCID, para a produção de artigos no Anais, são pertinentes às abordagens: 

ESPAÇO URBANO, CULTURA DA CIDADE E VAREJO: Imagem e identidade organizacional; semiótica urbana; semiótica da cultura; cultura organizacional varejista; espaços de memória da cidade; cidade como capital simbólico; discurso e prática nos relacionamentos com os públicos do varejo; mediações da paisagem; lugar, não lugar e espaços de fluxos urbanos; sociedade líquida e humanização nas organizações.

 

COMÉRCIO E ARQUITETURA: Arquitetura comercial; espaços varejistas e inserção urbana; mercados públicos; ruas comerciais; lojas de departamento; galerias comerciais; franquias; shopping centers; paisagem urbana e mídia exterior; comunicação urbana; vitrines; visual merchandising; fluxos urbanos; cidades 24 horas; cidades inteligentes; cidades criativas; comércio eletrônico; comércio e serviços informais.

IMAGEM E CONSUMO: consumo e espaço urbano; signos do consumo; comunicação visual; comportamento do consumidor e a cidade; publicidade e varejo; a imagem da cidade pela imprensa; relações públicas e o varejo; moda urbana; e design do varejo; estética da mercadoria; retórica da imagem; sociedade do espetáculo e sociedade líquida.