Apresentação COMCID
Resumo
O evento científico COMCID - Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cidade, realizado no dia 4 de outubro de 2018, teve a apresentação de trabalhos com pontos de convergências entre as áreas da comunicação - relações públicas, jornalismo e publicidade; arquitetura e urbanismo, administração, semiótica, sociologia, história, música e demais áreas que interpretam e se relacionam com a cidade.
O público-alvo foram pesquisadores docentes e discentes da graduação, lato e stricto sensu. O objetivo foi discutir aspectos ligados à comunicação da cidade em múltiplos olhares, com o propósito de colaborar na sua compreensão, na melhoria dos relacionamentos, na preservação e no desenvolvimento do espaço urbano.
O formato do evento, que deu origem ao presente Anais, foi constituído por três Grupos de Trabalhos – GT, sendo eles:
GT 1 – COMÉRCIO E ARQUITETURA: Arquitetura comercial, espaços varejistas e inserção urbana, mercados públicos; ruas
comerciais, lojas de departamento; galerias comerciais; franquias; shopping centers; paisagem urbana e mídia exterior; comunicação urbana; vitrines; visual merchandising; fluxos urbanos, cidades 24 horas, cidades inteligentes, cidades criativas, comércio eletrônico; comércio e serviços informais (ambulantes).
GT 2 – IMAGEM E CONSUMO: Discutir as múltiplas relações entre consumo e espaço urbano, considerando principalmente temas ligados à comunicação visual, ao comportamento do consumidor e a atividades correlatas (publicidade, relações públicas, jornalismo, marketing, administração, moda e design). Procura-se assim, propor novos conceitos e/ou repensar contribuições anteriores, como estética da mercadoria, retórica da imagem e sociedade do espetáculo.
GT 3 – ESPAÇO URBANO, CULTURA DA CIDADE E VAREJO: Imagem e identidade organizacional; semiótica urbana; semiótica da cultura; cultura organizacional varejista; espaços de memória da cidade; cidade como capital simbólico; discurso e prática nos relacionamentos com os públicos do varejo; mediações da paisagem; lugar, não lugar e espaços de fluxos urbanos, sociedade líquida e humanização nas organizações.
O COMCID foi organizado pelo Projeto de pesquisa: Os discursos do varejo no espaço urbano, coordenado pela docente do Departamento de Comunicação da UEL, professora Dra. Desire Blum Menezes Torres.