Apresentação COMCID

  • Desire Blum Menezes Torres 4333714328

Resumo

O evento científico COMCID - Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cidade, realizado no dia 4 de outubro de 2018, teve a apresentação de trabalhos com pontos de convergências entre as áreas da comunicação - relações públicas, jornalismo e publicidade; arquitetura e urbanismo, administração, semiótica, sociologia, história, música e demais áreas que interpretam e se relacionam com a cidade.

 

O público-alvo foram pesquisadores docentes e discentes da graduação, lato e stricto sensu. O objetivo foi discutir aspectos ligados à comunicação da cidade em múltiplos olhares, com o propósito de colaborar na sua compreensão, na melhoria dos relacionamentos, na preservação e no desenvolvimento do espaço urbano. 

O formato do evento, que deu origem ao presente Anais, foi constituído por três Grupos de Trabalhos – GT, sendo eles:

 

GT 1 – COMÉRCIO E ARQUITETURA: Arquitetura comercial, espaços varejistas e inserção urbana, mercados públicos; ruas
comerciais, lojas de departamento; galerias comerciais; franquias; shopping centers; paisagem urbana e mídia exterior; comunicação urbana; vitrines; visual merchandising; fluxos urbanos, cidades 24 horas, cidades inteligentes, cidades criativas, comércio eletrônico; comércio e serviços informais (ambulantes).

 

GT 2 – IMAGEM E CONSUMO: Discutir as múltiplas relações entre consumo e espaço urbano, considerando principalmente temas ligados à comunicação visual, ao comportamento do consumidor e a atividades correlatas (publicidade, relações públicas, jornalismo, marketing, administração, moda e design). Procura-se assim, propor novos conceitos e/ou repensar contribuições anteriores, como estética da mercadoria, retórica da imagem e sociedade do espetáculo.

 

GT 3 – ESPAÇO URBANO, CULTURA DA CIDADE E VAREJO: Imagem e identidade organizacional; semiótica urbana; semiótica da cultura; cultura organizacional varejista; espaços de memória da cidade; cidade como capital simbólico; discurso e prática nos relacionamentos com os públicos do varejo; mediações da paisagem; lugar, não lugar e espaços de fluxos urbanos, sociedade líquida e humanização nas organizações.

 O COMCID foi organizado pelo Projeto de pesquisa: Os discursos do varejo no espaço urbano, coordenado pela docente do Departamento de Comunicação da UEL, professora Dra. Desire Blum Menezes Torres.

Publicado
2018-12-12
Como Citar
Torres, D. B. M. (2018). Apresentação COMCID. COMCID - Encontro De Pesquisadores De Comunicação E Cidade, 1, 1. Recuperado de http://anais.uel.br/portal/index.php/comcid/article/view/496
Seção
Anais