A paisagem e as transformações da cidade a luz da Semiótica Urbana

  • Desire Blum Menezes Torres 4333714328
  • Adriano Rodrigues de Almeida
Palavras-chave: Paisagem da cidade, Espaço urbano, Semiótica urbana, Varejo, Consumo

Resumo

A leitura da cidade é a leitura do uso que o usuário traçou no espaço urbano (FERRARA, 1988). Entendendo a cidade como produtora de sentido por meio de suas imagens, se faz necessário compreender como estes elementos significativos influenciam a paisagem urbana pelos usos dos indivíduos nestes ambientes, bem como pela cultura que emergem dos modos de consumo e usos do varejo. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o potencial de influência da imagem do varejo nas transformações da espacialidade urbana, tendo como especificidades, verificar os lugares de fixos e de fluxos; verificar a história ambiental e sua relação com o usuário; identificar as transformações físico-contextuais da imagem do varejo. A metodologia utilizada caracteriza este estudo como uma pesquisa descritiva, qualitativa, documental e bibliográfica e emprega a técnica de observação do espaço urbano em questão e as demais interações com o mesmo, por meio de análises semióticas urbanas da cidade de Londrina-PR, na década de 1940 e com o ano de 2018. Podemos afirmar que a cidade enquanto produtora de sentido por meio de suas imagens constrói sua paisagem utilizando como suporte a comunicação da sua espacialidade.

Biografia do Autor

Adriano Rodrigues de Almeida

Mestrando em Comunicação na Universidade Estadual de Londrina – UEL. Especialista em Comunicação com o Mercado pela UEL, e em Gestão de Negócios pela Faculdade Pitágoras de Londrina. Colaborador no Projeto de Pesquisa Os discursos do Varejo na Espacialidade Urbana – UEL.

Publicado
2019-02-13
Como Citar
Torres, D. B. M., & Almeida, A. (2019). A paisagem e as transformações da cidade a luz da Semiótica Urbana. COMCID - Encontro De Pesquisadores De Comunicação E Cidade, 1, 44-58. Recuperado de http://anais.uel.br/portal/index.php/comcid/article/view/511
Seção
Anais