A Polifonia do Bar Valentino: O Espaço Como Suporte Para A Narrativa Visual De Uma Geração

  • Isabela Yankous Vale Santos Rezende Universidade Estadual de Londrina
  • Silvio Ricardo Demétrio Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Sociologia urbana, Cotidiano, Geração, Dialogismo, Intertextualidade

Resumo

O Bar Valentino é um ícone da vida noturna de Londrina e palco para as manifestações culturais do circuito alternativo da cidade, que estão representadas nos pôsteres de suas paredes internas. Diante da relevância do local, o objetivo deste artigo consiste em analisar como a sua decoração constitui uma narrativa visual, que auxilia na compreensão das referências simbólicas de uma geração, que frequentou o bar antes de sua mudança de endereço, em 2006. A bibliografia consultada fundamenta-se nos estudos geracionais e na perspectiva teórica da sociologia, a partir dos aspectos do cotidiano, como o espaço, o tempo e as ações individuais e coletivas; a metodologia aplicada baseia-se na análise de discursos. Assim, conclui-se que existe uma relação entre a vida cotidiana de uma geração de frequentadores e os pôsteres decorativos, como um universo simbólico que retrata o senso comum de uma realidade compartilhada, constituindo um capítulo da memória londrinense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Yankous Vale Santos Rezende, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Comunicação, especialista em Gestão Estratégica de Design e Inovação e bacharel em Design de Moda, sendo todos os cursos ofertados pela Universidade Estadual de Londrina.

Silvio Ricardo Demétrio, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Epistemologia da Pesquisa em Comunicação e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina, sendo professor adjunto na mesma instituição.

Publicado
2019-02-13
Como Citar
Rezende, I., & Demétrio, S. (2019). A Polifonia do Bar Valentino: O Espaço Como Suporte Para A Narrativa Visual De Uma Geração. COMCID - Encontro De Pesquisadores De Comunicação E Cidade, 1, 116-129. Recuperado de https://anais.uel.br/portal/index.php/comcid/article/view/516
Seção
Anais