Invasão ou Ocupação? Oficinas de Comunicação Geram Reflexão Sobre Lugar e Não-lugar nas Cidades

  • Gabriel Pansardi Ruiz Universidade Estadual de Londrina
  • Alana Nogueira Volpato Universidade Estadual de Londrina
  • Danilo Lagoeiro Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Comunicação popular e comunitária, Midiativismo, Ocupações urbanas, Não-lugar

Resumo

Em um ambiente de conflito urbano e luta por moradia digna, os moradores do Flores do Campo conviviam com constantes investidas da Polícia Militar (PM) e com a retratação parcial e acusatória dos meios de comunicação da cidade. Para criar uma alternativa para os moradores, foram realizadas oficinas de Comunicação Popular e Comunitária e midiativismo na ocupação. Neste artigo, analisamos como esse processo contribui para a constituição de um lugar no espaço do não-lugar. Os objetivos específicos são: a) apresentar os pressupostos teóricos que orientaram as oficinas; b) analisar as discussões realizadas sobre invasão e ocupação nas oficinas de comunicação; c) discutir como a comunicação pode contribuir para a reflexão sobre lugar e não-lugar nas ocupações urbanas. A comunicação orgânica ao grupo, construída coletivamente, de forma participativa, em favor da luta popular por moradia e considerando as estratégias de defesa do grupo, contribui para a recomposição de um lugar no não-lugar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Pansardi Ruiz, Universidade Estadual de Londrina

Especialista em Comunicação Popular e Comunitária (UEL), mestrando no programa de Comunicação (UEL) e docente do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Pitágoras de Londrina.

Alana Nogueira Volpato, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unesp – Bauru. Mestre em Comunicação, Especialista em Comunicação Popular e Comunitária e Graduada em Comunicação Social - Relações Públicas pela UEL.

Danilo Lagoeiro, Universidade Estadual de Londrina

Professor do Departamento de Comunicação da UEL. Mestre em Comunicação pela UEL. Graduado em Comunicação Social – Relações Públicas pela Unesp – Bauru.

Publicado
2019-02-13
Como Citar
Ruiz, G., Volpato, A., & Lagoeiro, D. (2019). Invasão ou Ocupação? Oficinas de Comunicação Geram Reflexão Sobre Lugar e Não-lugar nas Cidades. COMCID - Encontro De Pesquisadores De Comunicação E Cidade, 1, 157-170. Recuperado de https://anais.uel.br/portal/index.php/comcid/article/view/519
Seção
Anais