A Cultura da cidade e da organização: o capital simbólico, do varejo Casas Pernambucanas

  • Desire Blum Menezes Torres Universidade Estadual de Londrina
  • Vinícius Félix dos Santos Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Cidade, cultura organizacional, capital simbólico, Casas Pernambucanas, varejo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral investigar o varejo como capital simbólico da cidade e os imbrincamentos da cultura da cidade na cultura organizacional de uma rede varejista, especificamente, busca-se averiguar a memória organizacional e da cidade na comunicação organizacional do varejo; analisar as transformações da paisagem urbana por meio do varejo; identificar os vínculos afetivos que a imagem do varejo estabelece com seus públicos. A estrutura teórica é pautada em estudos sobre cultura organizacional, semiótica urbana e capital simbólico. O objeto de análise é o varejo Casas Pernambucanas da região central da cidade de Londrina-PR. Metodologicamente consiste em um estudo qualitativo, com a utilização de técnicas para a coleta de dados, a observação, entrevista em profundidade, questionários e pesquisa documental. Apesar das contribuições deste varejo na imagem da cidade de Londrina-PR, devido a sua atuação comercial desde a primeira década na cidade, detectou-se a necessidade de ações de comunicação sobre este valor com os seus públicos.

Biografia do Autor

Desire Blum Menezes Torres, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Comunicação e Semiótica na PUC – SP, Mestre em Administração de Empresas Gestão de Negócios – UEL, Especialista em Comunicação Empresarial –UEL, Docente do Departamento de Comunicação da UEL. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Os discursos do varejo na espacialidade urbana – UEL.

Vinícius Félix dos Santos, Universidade Estadual de Londrina

Graduando em Relações Públicas na Universidade Estadual de Londrina – UEL. Colaborador no Projeto de Pesquisa Os discursos do Varejo na Espacialidade Urbana – UEL

Publicado
2019-02-20
Como Citar
Torres, D., & Santos, V. (2019). A Cultura da cidade e da organização: o capital simbólico, do varejo Casas Pernambucanas. COMCID - Encontro De Pesquisadores De Comunicação E Cidade, 1, 186-198. Recuperado de http://anais.uel.br/portal/index.php/comcid/article/view/521
Seção
Anais