A FOME E A POBREZA NA REGIÃO DO CONTESTADO PARANAENSE

  • Vanessa Maria Ludka
  • Sérgio Augusto Pereira UEL
  • Mariana Pereira da Silva
  • Nilson Cesar Fraga
Palavras-chave: Insegurança alimentar, Guerra do Contestado, Paraná

Resumo

O tema da fome é bastante vasto e complexo. Seus aspectos são vários, embora os fundamentos e origens do fenômeno conduzam a uma conclusão lógica, a de que a fome é um problema social. O objetivo desta pesquisa é analisar a pobreza e a fome na região do Contestado Paranaense por meio de dados obtidos em órgãos oficiais.  A pesquisa está em fase inicial, realizando apenas levantamentos de dados, posteriormente os mesmos serão comprovados in loco. Metodologicamente esta pesquisa realizou-se por meio de pesquisas bibliográficas, para discutir a fome pautando-se em autores como Josué de Castro (1937, 1966 e 2001), Caparrós (2016), FAO (2015), e Ziegler (2013). Para a discussão de pobreza, o trabalho baseia-se em SEN (2010), dentre outros autores que serviram como embasamento teórico para a realização desta pesquisa. A partir de dados secundários levantados em sites de órgãos governamentais para a coleta de informações dos aspectos demográficos e socioeconômicos da área de estudo, tais como o IBGE (2010 e 2020), MDS (2010 e 2020) e IPARDES (2020), foi possível traçar um diagnóstico da situação vivenciada regionalmente. A Região do Contestado Paranaense, de acordo com o censo 2010, possui 242.885 habitantes, destas 115.080 mil pessoas estão cadastradas no Cadastro Único o que equivale 47,38% da população total em situação de vulnerabilidade social, se caracterizando como uma situação preocupante, pois apenas 28% da população pobre é atendida por meio do Programa Bolsa Família. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Augusto Pereira, UEL

Mestrando em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina. Licenciado em Geografia e Letras pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Bolsista Capes. 

Mariana Pereira da Silva

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná. Mestre em Geografia pela

Universidade Estadual de Londrina.

Nilson Cesar Fraga

Pesquisador do CNPq, Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Professor Associado do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Londrina, Coordenador do Laboratório de Geografia, Território, Meio Ambiente e Conflito, e do Observatório da Região e da Guerra do Contestado. E-mail: ncfraga@uel.br

Referências

teste
Publicado
2021-02-15
Como Citar
LUDKA, V. M.; PEREIRA, S.; SILVA, M.; FRAGA, N. A FOME E A POBREZA NA REGIÃO DO CONTESTADO PARANAENSE. Congresso Brasileiro da Guerra do Contestado; Colóquio de Geografias Territoriais Paranaenses e Semana de Geografia da UEL, v. 2, p. 14-37, 15 fev. 2021.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##