Universidade e escola: uma parceira (ainda) incompleta

  • Natália Cristina Martins de Sá UEL
Palavras-chave: estágio, parceria, universidade, escola

Resumo

Este trabalho visa explorar as relações estabelecidas entre escola e universidade, configurando-se ou não como uma parceria no momento do estágio obrigatório dos professores em formação. Abordando aspectos pertinentes às maiores dificuldades enfrentadas no estágio de docência – a relação entre teoria e prática; a realidade do colégio em contraponto à universidade; a realidade dos professores regentes e das aulas ministradas por eles; a realidade de uma turma diferindo de outras e a realidade de cada aluno em particular –, será ilustrado como estes desafios realizam aproximação ou distanciação entre universidade e escola. A partir destas relações de proximidade e distância, pretende-se explanar em que níveis ocorre a parceria entre universidade e escola e quais as dificuldades que ainda precisam ser superadas para que esta parceria seja atingida com maior plenitude.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

GERALDI, J. W. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil, 1996.

MELO, M. T. L.O chão da escola: Construção e afirmação da identidade. Retratos da Escola, Brasília, v. 3, n. 5, p. 391-397, jul./dez. 2009. Disponível em http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/31/191.

MOREIRA, Vladimir. Texto de provocação à mesa redonda “universidade e escola: uma parceria?”. In: ESTAGIAR – ENCONTRO DO ESTÁGIO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, 1., Londrina. Anais... Universidade Estadual de Londrina, v. 1, n. 1, p. 52-55, 2017.

PIMENTA, S. G; LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, v. 3, n. 3 e 4, p. 5-24, 2005/2006. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10542.

Publicado
2017-11-06