Estágio do curso de Letras/Português da UEL: desafios e possibilidades

  • Erik Yudi Horiye UEL
Palavras-chave: estásio supervisionado, formação de professores, Letras/Português

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo central investigar as dificuldades encontradas durante a realização do estágio supervisionado no curso de Letras/Português da Universidade Estadual de Londrina (UEL), segundo o ponto de vista dos estudantes. O trabalho se justificou tendo em vista a importância do estágio supervisionado para a formação de professores, uma vez que este proporciona o contato com a futura profissão, se constitui enquanto campo de conhecimento e eixo articulador das demais disciplinas de formação. Segundo Gil (1992) esta pesquisa é considerada qualitativa, logo no seu início realizou-se um levantamento bibliográfico acerca da produção do conhecimento em Estágio Supervisionado para auxílio na compreensão do objeto de estudo em questão. Analisou-se o contexto em que o curso de Letras/Português se insere de modo a perceber a conjuntura social, política, econômica e educacional marcada por contradições. Em seguida, aplicou-se um questionário aos estudantes do 4ª ano, do período vespertino e noturno com questões objetivas e dissertativas. Concluímos que os desafios encontrados pelos estudantes se resumem a dificuldades de mobilização do conhecimento estudado durante o curso para a realidade escolar, indicando um distanciamento entre a universidade e a educação básica. Além disso, os dados apontam a necessidade de maior orientação e auxílio por parte dos professores orientadores (universidade) e professor regente (escola).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENTO, J. O. Do estado da universidade: metida num sarcófago ou no leito de procustes. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. Campinas, SP, v. 19, n. 3, p. 689-721, nov. 2014.

BISCONSINI, C. R.; FLORES, P. P.; OLIVEIRA, A. A. B. Formação inicial para a docência: o estágio curricular supervisionado na visão de seus coordenadores. Journal of Physical Education. Maringá, PR, v. 28, n. 1, p. 1-13, 2016. Disponível em: http://ojs.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/28577/16720. Acesso em: 13 out. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Estudo exploratório sobre o professor brasileiro. Inep/MEC – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasília, 2009.

______. Ministério da Educação. Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008.

______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 2, de 1º de julho de 2015. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior e para a formação continuada. Brasília, 2015.

CESÁRIO, M; LUGLE, A. M. C; CARVALHO, A. M. F. T; CZERNISZ, E. C. S; FÁVARO, M. R. G. Concepção de Estágio dos Cursos de Licenciaturas da UEL. LIMA, A. M. S. (org.) Os estágios nas licenciaturas da UEL. Londrina: UEL. 2013.

CHAUÍ, M. A universidade operacional. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. Campinas, SP, v. 4, n. 3, p. 1-6, 1999. Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php?journal=avaliacao&page=article&op=download&path%5B%5D=1063&path%5B%5D=1058. Acesso em: 3 jul. 2016.

CURY, C. R. J. Educação e contradição: elementos metodológicos para uma teoria crítica do fenômeno educativo. São Paulo: Cortez, 2000.

FAGUNDES, S. B. O Estágio Supervisionado e sua Contribuição para a Formação Inicial do Professor. 2015. 122f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, UNESP, Presidente Prudente, SP.

FRANÇA, S. S. A.; Políticas para formação de professores: reflexões sobre o estágio supervisionado – do legal ao real. 2012. 135f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, UNESP, Presidente Prudente, SP.

FREIRE, P. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

HINZ, J. R.; Atividade de estágio de língua portuguesa: O trabalho docente em perspectiva dialógica. 2009. 203f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, RS.

MAFFEI, W. S.; Prática como componente curricular e estágio supervisionado na formação de professores de Educação Física. Motrivivência. v. 26, n. 43, p. 229-244, dez. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/21758042.2014v26n43p229/28121. Acesso em: 20 fev. 2017.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004.

RODRIGUES, M. A N.; A (re)configurações sobre o trabalho docente em relatórios de estágio. 2011. 167f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.

SAITO, C. L. N; GREGÓRIO, R. M; MOREIRA, V. O projeto de extensão “cidadania e linguagem: nas trilhas do texto” e sua importância na formação do professor de Língua Portuguesa. In: LIMA, A. M. S. (org.) Os estágios nas licenciaturas da UEL. Londrina: UEL. 2013.

Publicado
2023-03-14