Texto de provocação à mesa-redonda "Universidade e escola: uma parceria?"

  • Vladimir Moreira UEL
Palavras-chave: metodologia, estágio, escola

Resumo

O 1º. ESTAGIAR, evento específico para reflexões, debates e discussões sobre as práticas de estágio de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, apresenta, como característica principal, a busca de respostas para inúmeras questões que sempre nos incomodam em relação à formação metodológica de ensino-aprendizagem; o desenvolvimento crítico do aluno, tendo em vista de sua prática docente, estágio; e a relação entre a Universidade e a Escola, no que diz respeito ao estágio curricular e projetos de extensão. Nesse contraponto entre Universidade e escola, surgem relações que precisam ser analisadas, visto que, dependendo do viés que avaliamos, os questionamentos são também diferentes, são elas: as relações entre estagiário e professor da turma, professor da turma e estagiário, estagiário e escola, escola (direção ou coordenação pedagógica) e estagiário, estagiário e aluno, aluno e estagiário. Em cada viés, vários questionamentos, inúmeros debates, mas apenas um detém a complexidade dessas relações e que podem gerar grandes embates: há, nesse contexto todo, uma real pareceria entre a Universidade e a escola?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. MEC. CNE. Parecer CNE/CSE nº 492, de 3 de abril de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Filosofia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2001.

GONÇALVES, C. L.; PIMENTA, S. G. Revendo o ensino de segundo grau, propondo a formação do professor. São Paulo: Cortez, 1990.

MELO, M. T. L. O chão da escola: Construção e afirmação da identidade. Retratos da Escola, Brasília, v. 3, n. 5, p. 391-397, jul./dez. 2009. Disponível em http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/31/191.

NEVES, M. H. M. Examinando os caminhos da disciplina Linguística nos cursos de Letras: por onde se perdem suas lições na formação dos professores. Jornada de Estudos Linguísticos do Nordeste, 18. Anais... Salvador: UFBA, 2000.

PAIVA, V. L. M. O. Avaliação dos cursos de Letras e a formação do professor. Revista do GELNE. João Pessoa, v. 5, n. 1 e 2, p. 193-200, 2004.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2009.

SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. 3. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997. p. 79-91.
SILVA, M. G. M. Extensão: a face social da universidade? Campo Grande: Ed. UFMS, 1996.

ZEICHNER, K. M. O professor como prático reflexivo. Lisboa: Educa, 1993.
Publicado
2023-03-15