Educação e formação docente: diálogo entre universidade e escola

  • Rita de Cássia Sanches Gonçalves C. E. Marcelino Champagnat
Palavras-chave: estágio, cooperação institucional, qualidade da educação

Resumo

Refletir sobre o estágio dos cursos de licenciatura como uma etapa a ser repensada para além de sua relação prática com os conteúdos disciplinares e pedagógicos adquiridos. Nele há a convergência de duas realidades, a Instituição de Ensino Superior e a escola de Educação Básica, que se apresenta como um momento oportuno de colaboração mútua visando não apenas a uma formação mais próxima da realidade das escolas, mas também de revisão tanto do conhecimento acadêmico, como do processo de ensino fundamental e médio. Um outro fator é pensar sobre a responsabilidade quanto aos baixos índices de aproveitamento das escolas públicas e como o estágio pode exercer um papel mediador de proposição de práticas de ensino e aprendizagem para solução de problemas inerentes à educação no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua
portuguesa - terceiro e quarto ciclos. Brasília, 1998.

FERNANDES, C. de O.; FREITAS, L. C. de. Indagações sobre currículo: currículo e avaliação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. Disponível em: http://migre.me/s5ucb. Acesso em: 15 nov. 2013.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa para os anos finais do Ensino Fundamental. Curitiba: SEED, 2008.

TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
Publicado
2023-03-15