A aula de produção de textos como aula de leitura e compreensão

  • Cristiano Dias de Souza UEL
Palavras-chave: leitura, produção textual, ensino médio

Resumo

É lugar comum discutir-se sobre as dificuldades que os alunos enfrentam ao tentarem produzir textos de diversos gêneros. Em alguns momentos não dominam as informações necessárias para a elaboração dos mesmos, em outros, faltam-lhes os conhecimentos linguísticos necessários para a estruturação de textos coesos e coerentes. Entende-se que muitas dessas dificuldades têm sua origem nas deficiências de leitura e compreensão de textos demonstradas pelos alunos em várias etapas de sua formação. O presente artigo apresenta uma experiência de estágio em sala de aula em que foram oferecidos aos alunos materiais de apoio e orientações para uma leitura mais efetiva e proficiente, com o objetivo de melhorar as futuras produções e dar mais autonomia aos jovens, além de possibilitar que pudessem ser inseridos de maneira mais categórica na sociedade letrada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio 2000. Parte II Linguagem, Códigos e suas Tecnologias. Disponível em: http://bit.ly/2yKqeQX. Acesso em: 11 de out. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. PCN EM + Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Disponível em: http://bit.ly/2zp19s2. Acesso em: 11 de out. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio - Linguagem, Códigos e suas Tecnologias. Disponível em: http://bit.ly/2gjUr1J. Acesso em: 11 de out. 2017.

FREIRE, Marcelino. Polícia e ladrão. Disponível em: http://bit.ly/2ykVFAE. Acesso em: 12 de out. 2017.

LEMOV, Doug. Aula nota 10. 4ª ed. Porto Alegre: Penso. 2016.

LIMA, Kátia Cristina Pires de. Revisitando as estratégias de leitura no ensino médio: uma proposta de intervenção. Disponível em: http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/8445. Acesso em: 12 de out. 2017.

MARINI, Janete Aparecida da Silva; JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo. A leitura no Ensino Médio e o uso das estratégias metacognitivas. Disponível em: http://bit.ly/2ypbRyA. Acesso em: 12 de out. 2017.

MARZANO. Robert J.; PICKERING, Debra J.; POLLOCK, Jane E.. Ensino que funciona: estratégias baseadas em evidências para melhorar o desempenho dos alunos. Porto Alegre: Artmed. 2008.

MOSS, Bárbara; LOH, Virginia S.. 35 estratégias para desenvolver a leitura com textos informativos. Porto Alegre: Penso. 2012

OINEGUE, Eduardo. E agora, Brasil?. Veja. São Paulo, edição 2534, p. 74-77, jun. 2017.

RATIER, Rodrigo. Para Isabel Solé, a leitura exige motivação, objetivos claros e estratégias. Disponível em: http://bit.ly/2zaUOzp. Acesso em: 12 de out. 2017.
Publicado
2023-03-15