Leitura, produção de texto e análise linguística no ensino fundamental: relatos de práticas de estágio

  • Patrícia Medeiros da Silva Galvão UEL
  • Natália Cristina Martins de Sá UEL
Palavras-chave: estágio, ensino fundamental II, língua portuguesa

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo fazer uma análise reflexiva a respeito das atividades de estágio de docência no Ensino Fundamental II realizadas pelas discentes de graduação do Curso de Licenciatura em Letras da Universidade Estadual de Londrina, Patrícia Medeiros da Silva Galvão e Natália Cristina Martins Sá, durante o primeiro semestre de 2016. O estágio foi orientado pela Profª. Drª. Sheila Lima e supervisionado pela Profª. Tânia Kawassaki, professora regente da turma do 6º ano B matutino, do Colégio de Aplicação Pedagógica da Universidade Estadual de Londrina, onde o estágio foi realizado. Pretendemos apresentar algumas experiências e reflexões sobre o estágio supervisionado, que se mostra como um momento de ensino-aprendizagem e investigações essenciais advindas do fazer pedagógico, sendo imprescindível para a formação profissional daqueles que almejam dedicar-se à docência. Daremos prioridade a alguns relatos vivenciados no que se refere às práticas de leitura, produção de textos e análise linguística durante a fase de regência, em que concluímos que é possível alcançar resultados efetivos a partir do ensino que leva em conta uma perspectiva interacionista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. (Tradução: Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira) São Paulo: Martins Fontes, 1992.

______. Estética da Criação Verbal. (Introdução e tradução: Paulo Bezerra) 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

______. Marxismo e Filosofia da Linguagem – Problemas Fundamentais do Método Sociológico na Ciência da Linguagem. 3ª Ed. Hucitec. São Paulo, 1986.

BENTES, Anna Christina. Linguagem oral no espaço escolar: rediscutindo o lugar das práticas e dos gêneros orais na escola. Cap. 6. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. (Coleção Explorando o Ensino; v. 19)

CEREJA, William Roberto. Português: linguagens, 6º ano: língua portuguesa. 7. ed. Reform. São Paulo: Saraiva, 2012.

GERALDI, João Wanderley. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas: ALB/ Mercado de Letras, 1996.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: PAIVA, Ângela Dionísio; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora. Gêneros Textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002, p. 19 – 36.

REY, Marcos. Coração Roubado e Outras Crônicas. São Paulo: Ática, 1996.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. 6. Ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
Publicado
2023-03-15